A Lei nº 14.128, sancionada em 2021, garante indenizações a profissionais de saúde afetados pela Covid-19, incluindo aqueles que ficaram incapacitados e os dependentes de profissionais falecidos devido à doença. Contudo, a falta de regulamentação por parte do Executivo dificulta o processo de recebimento das indenizações, deixando muitos desconhecendo seus direitos.
Embora a lei preveja que o Poder Executivo deveria regulamentá-la, a demora não impediu que a Defensoria Pública da União (DPU) e a Câmara de Coordenação e Revisão Cível (CCR Cível) atuassem para garantir o acesso às compensações. A Defensoria emitiu orientações e uma petição padrão, permitindo que as vítimas busquem judicialmente suas indenizações, mesmo sem a regulamentação.
A jurisprudência tem favorecido a interpretação de que a Lei nº 14.128/2021 é autoaplicável, ou seja, não depende de regulamentação para garantir os pagamentos. A Turma Nacional de Uniformização (TNU), ao analisar o Tema 362, reforçou essa posição. Contudo, a DPU alerta que as vítimas correm o risco de perder o direito devido ao prazo de prescrição de cinco anos.
Em um exemplo concreto, a Seção Judiciária do Distrito Federal condenou a União a pagar R$ 50 mil aos filhos de uma técnica de laboratório que faleceu em 2020 após contrair a Covid-19 no trabalho. A decisão, baseada na Lei nº 14.128, considerou que a compensação não exige comprovação de falha do poder público. O valor será dividido entre os herdeiros da falecida.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Prefeito e vice de Nova Andradina são cassados por fake news na campanha

Moraes diz que autoridades religiosas podem visitar presos do 8 de janeiro

Com foco na inclusão e Justiça social, TJMS cria Núcleo de Direitos Humanos

Candidato do PT em Paraíso das Águas deve devolver R$ 15 mil por contas irregulares

Confusão em MS faz morador de Rondônia virar foragido por crime que não cometeu

Dono de empresa tenta derrubar ação por fraude em licitação de uniforme escolar

TCE mantém punição a vereador que recebeu acima do teto em Selvíria

Prefeito de Corguinho é investigado por possível prática de nepotismo

Contratações temporárias em Bodoquena são alvo de recomendação do MP
