Menu
Menu
Busca terça, 17 de fevereiro de 2026
Gov Carnaval 2026
Meio Ambiente

Pesquisadores identificam perereca inédita no noroeste de Minas

Espécie vive em matas de galeria e ocorre exclusivamente na região de Paracatu

17 fevereiro 2026 - 13h14Sarah Chaves

Uma nova espécie de perereca foi identificada no Cerrado do noroeste de Minas Gerais. O anfíbio, denominado Ololygon paracatu, ocorre exclusivamente no município de Paracatu e foi registrado, até o momento, em apenas duas localidades próximas.

De pequeno porte, a espécie apresenta diferenças morfológicas, acústicas e moleculares em relação a outras do mesmo gênero. Os machos medem entre 20,4 e 28,2 milímetros, enquanto as fêmeas variam de 29,3 a 35,2 milímetros. Assim como outras espécies de Ololygon, habita matas de galeria — formações florestais associadas a córregos de águas rápidas e leito rochoso.

A descrição é resultado de estudo que combinou análises genéticas, comparações morfológicas e registros de vocalização, com apoio de coleções biológicas. A pesquisa envolveu a Universidade de Brasília (UnB), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Museo Argentino de Ciencias Naturales, e foi publicada na revista científica Zootaxa. A nova perereca é a oitava do gênero descrita no Cerrado.

O nome faz referência ao Rio Paracatu, um dos principais afluentes do Rio São Francisco, e também funciona como alerta ambiental. Durante o trabalho de campo, os pesquisadores identificaram sinais de degradação em parte dos riachos analisados, como assoreamento.

“A conservação dos córregos e riachos onde essa nova espécie vive é essencial não apenas para sua sobrevivência, mas para a manutenção do próprio Rio Paracatu e seus afluentes”, afirma Daniele Carvalho, pesquisadora do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN-ICMBio) e primeira autora do estudo.

“A pesquisa é fruto de anos de esmero e dedicação ao estudo dos anfíbios do Cerrado, um bioma incrivelmente rico, porém severamente subestimado e ameaçado”, complementa Reuber Brandão, professor da UnB e membro da RECN, iniciativa da Fundação Grupo Boticário.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Mais Lidas

Gabriela morreu em confronto com os policiais
Polícia
Morre travesti que tomou arma de policial em confusão no centro de Campo Grande
Crime aconteceu no começo da semana
Polícia
Após furtar produtos de loja, ladrão audacioso ameaça comerciante em Campo Grande
VÍDEO: Homem é socorrido em estado grave ao ser baleado no Celina Jalad
Polícia
VÍDEO: Homem é socorrido em estado grave ao ser baleado no Celina Jalad
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/2/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/2/2026