Após identificar que mais de 30 mil hectares do Pantanal foram destruídos por ações humanas, a Polícia Federal deflagrou a Operação Arraial São João, com intuito de combater os incêndios criminosos, desmatamento, exploração ilegal de terras da União, associação criminosa e outros crimes em Corumbá, na manhã desta quinta-feira (10).
Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade que fica a 426 quilômetros de Campo Grande. Na ação, a Polícia Federal conta com apoio do Ibama e da Iagro.
Durante as investigações dos incêndios neste ano, dados colhidos pelo órgão apontam que a área queimada é alvo reiterado do crime ambiental e, posteriormente, alvo também de grilagem das áreas com a realização de fraudes junto aos órgãos governamentais.
Há indícios ainda de manejo de gado irregular proveniente da Bolívia na área devastada. A perícia da Polícia Federal identificou que aproximadamente 30 mil hectares do bioma pantanal foram queimados por ação dos investigados.
"A catástrofe ganhou grande repercussão, tendo em vista que o ápice das queimadas ocorreu no final de semana do Arraial São João, tradicional festa junina de Corumbá, revelando imagens impactantes enquanto a margem do Rio Paraguai ardia em chamas", diz a nota da Polícia Federal.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Jovem é preso horas depois de roubar farmácia em Ribas do Rio Pardo

"Carga Pesada": Polícia desarticula quadrilha especializada em furto de caminhões em MS

Motorista morre após ser jogado para fora de caminhonete durante capotamento em MS

Homem é preso por bater na própria mãe em Dourados

Cuidado! Procon emite alerta para golpes usando o nome da instituição

Condenado a mais de 22 anos de prisão por estupro em SP, homem é preso se escondendo em MS

JD1TV: Vídeo mostra S-10 toda destruída após acidente com árvore na Cafezais

Mulher joga água fervendo no vizinho enquanto ele dormia em Ivinhema

Ladrão de loja morre ao atirar contra a Polícia Militar em Rio Brilhante
