Após identificar que mais de 30 mil hectares do Pantanal foram destruídos por ações humanas, a Polícia Federal deflagrou a Operação Arraial São João, com intuito de combater os incêndios criminosos, desmatamento, exploração ilegal de terras da União, associação criminosa e outros crimes em Corumbá, na manhã desta quinta-feira (10).
Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade que fica a 426 quilômetros de Campo Grande. Na ação, a Polícia Federal conta com apoio do Ibama e da Iagro.
Durante as investigações dos incêndios neste ano, dados colhidos pelo órgão apontam que a área queimada é alvo reiterado do crime ambiental e, posteriormente, alvo também de grilagem das áreas com a realização de fraudes junto aos órgãos governamentais.
Há indícios ainda de manejo de gado irregular proveniente da Bolívia na área devastada. A perícia da Polícia Federal identificou que aproximadamente 30 mil hectares do bioma pantanal foram queimados por ação dos investigados.
"A catástrofe ganhou grande repercussão, tendo em vista que o ápice das queimadas ocorreu no final de semana do Arraial São João, tradicional festa junina de Corumbá, revelando imagens impactantes enquanto a margem do Rio Paraguai ardia em chamas", diz a nota da Polícia Federal.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

AGORA: Com sinais de violência, homem é encontrado morto no centro da Capital

DJ douradense é presa por comandar rede de prostituição de mulheres em Portugal

Foi com Deus: Homem tem moto roubada enquanto estava na igreja

Natural do RJ, homem é preso em Dourados após furtar celular de mulher na rua

Polícia elucida assalto e prende ladrões de padaria em Nova Andradina

Hospital Universitário de Campo Grande reforça segurança após onda de furtos

Polícia recupera instrumentos musicais furtados na Capital

Sete pessoas morrem após ônibus universitário cair de ribanceira

Motorista de caminhão é preso após ser flagrado transportando mais de 350kg de cocaína
