A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei nº 801/2024, que cria regras para a doação de alimentos por indústrias, comércios e transportadoras a organizações sem fins lucrativos, com destino ao consumo humano ou animal.
A proposta é de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e teve parecer favorável da relatora, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que também sugeriu aprimoramentos no texto.
A proposta determina que apenas alimentos em conformidade com as normas sanitárias poderão ser doados.
Para isso, empresas e transportadoras precisarão se cadastrar oficialmente, firmar contrato com as entidades receptoras e manter registro detalhado das doações, incluindo tipo de alimento, quantidade, destinatário e data.
As ONGs beneficiadas também deverão estar regularmente cadastradas e garantir a qualidade dos produtos recebidos, conforme regulamento específico.
O texto ainda autoriza a redistribuição dos alimentos, desde que seja feita para outras organizações também registradas. Um ponto importante da proposta é a previsão de isenção de responsabilidade civil e penal para os doadores em caso de danos provocados pelo consumo dos produtos, desde que não haja dolo ou negligência.
A proposta segue agora para análise na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e, em seguida, será apreciada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dossiê online apresenta mais de 70 razões para impeachment de Moraes

Lula reafirma disposição de diálogo após fala de Trump

Apoio a Trump em posts sobre Magnitsky dispara de 27% para 54%, segundo levantamento

Rodovia Adão Claro é inaugurada em Sidrolândia

Trump diz que Lula pode ligar para ele quando quiser

Nikolas Ferreira lidera campanha pelo impeachment de Alexandre de Moraes

Secretário de Fazenda de MS é eleito presidente do órgão central da Reforma Tributária

Barroso afirma que STF teve atuação decisiva na preservação da democracia

Juiz flexibiliza pagamento e permite que prefeito de Naviraí ganhe R$ 35 mil
