As eleições municipais chegaram ao fim neste domingo (27), na qual Adriane Lopes (PP) foi a grande vencedora. A chapa de Adriane e sua vice, Dra Camilla (Avante), terminou o 2º turno com 51,45% dos votos válidos, enquanto Rose e Roberto Oshiro - que também é do União Brasil - receberam 48,55% dos votos.
O JD1 dividiu os trabalhos do AtlasIntel, Veritá, 100% Cidades, Ranking, Quaest, Novo Ibrape, Paraná Pesquisas e Ômega em dois blocos, dos que erraram e os que acertaram.
A diferença entre ambas as candidatas estabelecida pelas urnas foi então comparada com os números previstos por todos os institutos, respeitando se a previsão acertou ou não, o resultado real das eleições.
A maioria dos institutos de pesquisas que acompanharam o resultado na Capital erraram seus prognósticos e, com uma inversão, apontavam Rose Modesto (União) vencedora, ao contrário das urnas, que reelegeram Adriane Lopes. Um outro dado, porém, é que todos estão dentro de suas margens de erro, o que parece importar pouco ao eleitor.

Dos que acertaram, Paraná Pesquisas foi o que esteve mais próximo da realidade, já o outro que previu vitória da vencedora, Ômega errou os números em altos 10.8%, bem acima do razoável, mesmo prevendo o vencedor.
Um detalhe, os números desse instituto foram convertidos para votos válidos, a exemplo de todos os outros, pois o Instituto divulgou apenas o resultado estimulado, o que geraria distorção, quando comparado aos outros levantamentos. Confira:

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

STF forma maioria e Zambelli é condenada a 10 anos de prisão e perda do mandato

JD1TV: Nova secretaria da Capital aposta em inclusão para se aproximar da população

Projeto para proteger idosos contra fraudes eletrônicas tramita na Assembleia

Papy e demais vereadores esperam decisão dos líderes do PSDB em MS

Governo federal vai ressarcir vítimas de fraude no INSS, afirma Simone Tebet

Soraya assina pedido de criação da CPI do INSS

Paulo Duarte solicita ampliação do Ceinf Elza Francisca de Souza Maciel

Investigação apura se ex-prefeito de Bandeirantes usou veículo público de forma irregular

JD1TV: Ex-candidato a vereador e prefeito de Porto Murtinho trocam agressões e ofensas
