Menu
Busca domingo, 25 de outubro de 2020
(67) 99647-9098
TJMS outubro20
Política

Partidos e candidatos não consegue abertura de contas e recorrem ao Procon

16 outubro 2020 - 11h49Marcos Tenório

Candidatos às eleições que ocorrem em novembro ao chegarem nos bancos oficiais para abertura de contas de campanha, procedimento ao qual são obrigados por Lei federal e, não estão conseguindo abrir suas contas e com isso se dirigiram, por meio do partido à Superintendência para Orientação e  Defesa do Consumidor (Procon/MS), em busca de providências que possibilitem o atendimento à Legislação.

O Partido Social Cristão (PSC), por meio de sua secretaria geral em Mato Grosso do Sul que deu conhecimento do problema ao Procon Estadual. Integrantes da cúpula do partido e seus candidatos vêem a atitude dos bancos, ao se negarem à abertura de conta como “um ataque direto à Democracia” e afirmam que, em relação a candidatos do interior do Estado houve casos que diante da negativa dos bancos, tiveram de se dirigir à Capital para poderem cumprir o que determina a Lei.

Ao verificar a denúncia, o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, notificou as superintendências estaduais das duas instituições bancárias a prestarem, no período máximo e improrrogável de dez dias, informações e esclarecimentos a respeito dos fatos relatados. Para a tomada de decisão Salomão cita a Lei federal 9.504/97 que estabelece a obrigatoriedade dos bancos a abrir, em até  três dias do pedido de qualquer candidato em convenção, conta para deposito sem condicionar deposito mínimo ou cobrança de taxas.

Há que se considerar, também, comunicado do Banco Central do Brasil com orientações sobre a abertura de contas  para políticos e candidatos e a  resolução  do Tribunal Superior eleitoral dispondo sobre  a arrecadação e gastos de recursos por partidos e candidatos, além da prestação de contas  nas eleições. As reclamações que chegaram ao Procon Estadual dão conta de que os bancos alegam acúmulo de serviços gerada pela demanda em função da exigência legal.

CertFica

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Presidente da Câmara dos Deputados afirma que PEC da Guerra não será prorrogada
Política
FETEMS fará debate
Política
Confira a agenda dos candidatos nos bairros da capital nesta sexta
Política
AO VIVO: O que Cris Duarte quer fazer por Campo Grande?
Política
Vídeo: Bolsonaro visita Pazuello, um dia após diagnóstico de covid
Política
Pesquisa mostra terceira via em Corumbá
Política
VÍDEO: Candidato a vereador em MS é assaltado durante live
Política
Eleições 2020: Marquinhos fará entrevista ao vivo no JD1 às 17h
Política
Senador flagrado com dinheiro nas nádegas pede licença por 90 dias
Política
AO VIVO: O que Guto Scarpanti quer fazer por Campo Grande?

Mais Lidas

Polícia
Indigena fica em estado grave após levar golpes de facão na cabeça e braços
Geral
Feirão da Caixa conta com mais de 10 mil imóveis em leilão
Polícia
Bandido tenta fugir da polícia pulando telhados após assalto e acaba baleado
Polícia
Esposa é agredida e corta os dedos do marido após bebedeira