A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta quarta-feira (11), outros três investigados no inquérito que investiga a criação de um plano para golpe de Estado durante o governo de Jair Bolsonaro, com o objetivo de impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Um dos nomes é Aparecido Andrade Portela, conhecido como 'Tenente Portela', militar da reserva do Exército e suplente da senadora Tereza Cristina (PL-MS). Seu nome já havia sido identificado pela PF como intermediário entre o governo Bolsonaro e financiadores de atos antidemocráticos.
Além de Portela, Reginaldo Vieira de Abreu, ex-chefe de Gabinete do general da reserva Mario Fernandes na Secretaria-Geral da Presidência, acusado de atuar no planejamento do golpe, e o militar Rodrigo Bezerra de Azevedo, kid-preto do Exército, acusado de participar do trabalho de monitoramento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também foram indiciados pela corporação.
Com essa nova decisão, passa para 40 o número de indiciados pela tentativa de golpe, dentre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno, e o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.
Churrasco
Portela, que é amigo de Bolsonaro desde os anos 1970, visitou o ex-presidente ao menos 13 vezes em dezembro de 2022, e em mensagens enviadas a Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente durante o governo passado, utilizada o termo "churrasco" para se referir ao golpe de estado.
Após os atos de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, Portela demonstrou preocupação com a identificação de participantes de Mato Grosso do Sul e com a devolução de recursos a financiadores.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Deputado quer que transportadoras determinem data e turno para entrega de produtos

Vereadores aprovam melhorias de carreira para Guardas Civis Metropolitanos

Deputados aprovam PL que incentiva a contratação de mulher vítimas de violência

Justiça multa prefeito de Antônio João por evento de Páscoa em ano eleitoral

Assembleia vota projeto de incentivo à contratação de mulheres vítimas de violência

Vereadores votam projeto de assistência a pessoas com Erisipela

Damares pauta texto que proíbe escolas de exigirem vacina contra Covid

ONU diz que Lei da Anistia de 79 deve ser revista

Candidato do PT em Paraíso das Águas deve devolver R$ 15 mil por contas irregulares
