Menu
Menu
Busca quarta, 18 de fevereiro de 2026
Águas Guariroba - Fev26
Tecnologia

TJMS usa Inteligência Artificial no e-SAJ para agilizar peticionamento inicial

Segundo o Tribunal de Justiça, a ferramenta permite a redução de erros de preenchimento, a diminuição de retrabalho e representa um avanço na consolidação da Justiça 4.0

18 fevereiro 2026 - 12h23Vinícius Santos

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) avança na modernização do Judiciário com a implementação de soluções tecnológicas voltadas à eficiência e à qualidade da prestação jurisdicional. Desde outubro do ano passado, o Portal e-SAJ passou a contar com uma nova funcionalidade baseada em Inteligência Artificial (IA), desenvolvida para auxiliar o peticionamento eletrônico de ações iniciais de primeiro grau.

Segundo o TJMS, a ferramenta tem como objetivo reduzir erros de preenchimento, conferir maior celeridade ao protocolo das ações e minimizar retrabalhos decorrentes de informações incompletas ou inconsistentes. Antes da inovação, os dados das partes precisavam ser inseridos manualmente pelo peticionante, procedimento que frequentemente gerava falhas de digitação e atrasos no andamento processual.

Com a funcionalidade de IA, ao anexar o arquivo da petição inicial em formato PDF ou similar, o sistema realiza automaticamente a leitura do documento e apresenta sugestões de preenchimento dos campos obrigatórios. A tecnologia funciona como um assistente inteligente que apoia o usuário durante o protocolo da ação, identificando dados essenciais das partes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, além de informações processuais relevantes, como o valor da causa.

O fluxo de peticionamento permanece o mesmo já conhecido pelos advogados, com a diferença de que, antes da seleção dos arquivos, o usuário pode optar por ativar a funcionalidade de “Sugestões de preenchimento”. A partir desse momento, as informações extraídas pela IA são exibidas para conferência, permitindo que o peticionante confirme, edite ou descarte cada dado sugerido, de forma simples e intuitiva.

O TJMS destaca que, apesar do uso da Inteligência Artificial, a decisão final e a responsabilidade pela validação das informações continuam sendo exclusivamente do usuário. A IA atua apenas como ferramenta de apoio, garantindo agilidade sem comprometer a segurança jurídica, uma vez que nenhum dado é inserido automaticamente sem a confirmação do advogado ou peticionante.

A implementação da IA no e-SAJ representa mais um passo concreto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul na consolidação da Justiça 4.0. Ao reduzir a burocracia e otimizar tarefas operacionais, a iniciativa contribui para um Judiciário mais moderno, eficiente e alinhado às necessidades da sociedade, permitindo que os profissionais do Direito concentrem seus esforços no conteúdo e no mérito das demandas judiciais.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Discord teve mudanças nas regras
Tecnologia
Discord anuncia novas regras para segurança de usuários adolescentes
A decisão afeta principalmente usuários de smartphones mais antigos.
Tecnologia
O seu está na lista? Modelos de celulares vão ficar sem WhatsApp em 2026

Mais Lidas

Gabriela morreu em confronto com os policiais
Polícia
Morre travesti que tomou arma de policial em confusão no centro de Campo Grande
Como ficou o local após o furto
Polícia
VÍDEO: Bandidos entraram em confronto com a PM após furtarem farmácia da Capital; um morreu
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/2/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/2/2026
VÍDEO: Homem é socorrido em estado grave ao ser baleado no Celina Jalad
Polícia
VÍDEO: Homem é socorrido em estado grave ao ser baleado no Celina Jalad