Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Turismo

Jardim se destaca no ecoturismo sustentável com certificação Lixo Zero

Dois passeios foram avaliados com 97,3% de gestão responsável dos resíduos

20 outubro 2025 - 12h13Sarah Chaves
Dr Canela

O Instituto Lixo Zero Brasil concedeu o Certificação Lixo Zero a dois passeios de ecoturismo em Jardim, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, conforme avaliação nos padrões da Zero Waste International Alliance (ZWIA), com 97,3% de gestão responsável dos resíduos.

O processo foi conduzido pela Ciclo Azul Meio Ambiente e Sustentabilidade, empresa especializada em soluções ambientais, que acompanhou todas as etapas de diagnóstico, planejamento e implementação de melhorias para garantir que todos os resíduos gerados nos atrativos tivessem destinação ambientalmente correta, reforçando o propósito do Grupo de operar com impacto positivo sobre o meio ambiente.

“Desde a nossa fundação em 1995, sempre fizemos a separação de resíduos para reciclagem. Mesmo quando não havia onde entregar, continuamos. Ao longo dos anos, aprimoramos cada etapa e a Certificação Lixo Zero veio como um grande avanço. A taxa de 97,3% de desvio de aterro demonstra nosso compromisso diário com a compostagem, a reciclagem, o reuso e a escolha criteriosa de matérias-primas. Trabalhamos assim em prol da natureza, que tanto nos fornece”, destaca Luiza Coelho, diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata.

De acordo com Raquel Kmite, colaboradora da Ciclo Azul, o processo foi dividido em duas fases principais: uma voltada para o diagnóstico e análise da geração de resíduos, e outra dedicada à reestruturação dos fluxos internos e aprimoramento das práticas de descarte. “Foi um trabalho técnico e personalizado. Um dos maiores desafios foi ajustar a sinalização e os pontos de coleta para garantir que colaboradores e visitantes tivessem acesso fácil à informação e pudessem descartar corretamente cada tipo de resíduo”, explica.

Outro ponto de destaque foi a logística de transporte, já que os atrativos estão localizados a cerca de 40 km do centro urbano. “Planejar o escoamento de materiais recicláveis e rejeitos exigiu organização e controle rigoroso. Mesmo com esses desafios, o resultado superou as expectativas”, complementa Raquel.

Entre as práticas mais inovadoras implementadas estão a eliminação de plásticos de uso único, como copos descartáveis e sachês, e a compostagem do papel higiênico.
O Grupo Rio da Prata mantém o controle sistemático da geração, segregação e destinação de resíduos em todos os setores, como parte da rotina operacionalSobre o Grupo Rio da Prata

O Grupo Rio da Prata é uma empresa de ecoturismo que opera os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Estância Mimosa Ecoturismo, todos reconhecidos por suas práticas de conservação ambiental, responsabilidade social e gestão de segurança certificada pela norma ISO 21101. 

Reportar Erro
Dr Canela
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Entrada da Reserva Particular do Patrimônio Natural
Turismo
No ritmo das trilhas, rios e contemplação de aves, o turismo de MS é guiado pela natureza
Foto: Ilustrativa -
Política
Bagagem de até 23 kg volta a não ter custo em voos após aprovação da Câmara
Turistas durante flutuação em Rio de Bonito
Turismo
Turismo em MS cresce 92,6% em três anos e Estado terá estande destaque em feira

Mais Lidas

Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica