Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Economia

Guardia discute com parlamentares tramitação da PEC 241

30 agosto 2016 - 11h10Agência Brasil

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, participa de café da manhã, na Câmara dos Deputados, com líderes e vice-líderes do governo, para discutir a Proposta de Emenda Constitucional 241 , que limita o aumento dos gastos públicos à taxa de inflação do ano anterior, em tramitação na Casa.

“A gente tem mantido uma série de conversas com os técnicos da Comissão de Orçamento para discutir a PEC 241, que é um tema importante e complexo. As reuniões são para explicar as características da PEC e ouvir as preocupações dos parlamentares”, disse Guardia ao chegar ao encontro. Esta semana, o secretário assume o Ministério da Fazenda interinamente no lugar de Henrique Meirelles, que irá para a China acompanhar o presidente Michel Temer no encontro do G20, que reúne representantes das principais economias do mundo.

Segundo ele, as discussões com os parlamentares neste momento servem para abrir o diálogo e fazem parte de uma série de debates que o governo tem com o Congresso Nacional. Ele negou estar tratando no encontro de hoje da dívida dos estados e do Distrito Federal.

Guardia também descartou que o encontro sirva para tratar de reajustes salariais de servidores federais, entre eles os da Receita Federal e do Tesouro Nacional. De acordo com o secretário, as discussões já estão no Congresso Nacional e seguirão os trâmites normais. Sobre as conversas em relação às reivindicações do pessoal do Tesouro Nacional, Guardia disse que os servidores têm suas reivindicações e o governo tem escutado, mas há limitações. “A gente está escutando e colocando as limitações que o governo tem para fazer qualquer coisa. Infelizmente, neste momento, não temos como fazer mudanças em cima do que foi acordado. O governo honrou os compromissos que existiam, encaminhou ao Congresso os projetos de lei, que estão em tramitação, e não há outra discussão em curso”, destacou.

Quanto à ajuda aos estados do Norte e Nordeste, o secretário afirmou que o governo tem explicado que existem restrições fiscais para qualquer tipo de ajuda. Os representantes dessas regiões querem compensação durante a negociação da dívida. Dos cerca de R$ 50 bilhões que os estados deixarão de pagar à União até 2018, em função da renegociação, menos de 5% são relacionados a débitos do Nordeste.

“A gente tem mencionado aos governadores a possibilidade de receitas adicionais com recursos de repatriação, mas no momento não temos como sinalizar nada claro em função das restrições fiscais para terminar a execução financeira do exercício de 2016. Então, o que a gente negociou é o que está no projeto em tramitação, - que foi feita a negociação da dívida dos estados, com contrapartidas, até o momento”, acrescentou.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Economia
IPCA-15 desacelera em abril, aponta IBGE
Empresa está melhorando seu portifólio com altos investimentos
Economia
Suzano investe em startup com foco em hidrogel
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 8 recebem parcela do Bolsa Família nesta sexta
Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Economia
Indústria: 80% das empresas apontam estabilidade ou crescimento em março
Novo Bolsa Família do Governo Federal
Economia
Beneficiários de NIS final 7 recebem parcela do Bolsa Família nesta quinta
Foto: Header
Economia
Pela 10ª vez, Mercado eleva projeção do PIB que deve ficar acima de 2% em 2024
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Economia
Beneficiários de NIS final 6 recebem parcela do Bolsa Família nesta quarta
Receita Federal
Economia
Receita Federal abre consulta a novo lote residual do IR
Novo Bolsa Família
Economia
Beneficiários de NIS final 5 recebem parcela do Bolsa Família nesta terça
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto
Economia
Falta de investimento põe em risco funcionamento do Pix, diz Campos Neto

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria