Menu
Menu
Busca quinta, 05 de junho de 2025
Brasil

Brasil inicia alistamento militar feminino

Cadastro pode ser feito até junho pelo site oficial

01 janeiro 2025 - 10h20Carla Andréa

A partir desta quarta-feira (1º), jovens brasileiras nascidas em 2007 poderão se alistar voluntariamente para o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF), um marco na história das Forças Armadas. O alistamento poderá ser feito até 30 de junho de 2025. 

As interessadas poderão realizar o cadastro no site oficial ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar de todo o país.

O programa, que oferece 1.500 vagas em 29 municípios de 14 estados, permitirá que mulheres sejam incorporadas como marinheiras-recrutas na Marinha, soldados no Exército ou soldados de segunda-classe na Força Aérea. A primeira incorporação ocorrerá em 2026.

As candidatas passarão por etapas de avaliação que incluem entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. Além disso, poderão escolher a força militar que desejam integrar, dependendo de suas aptidões e da disponibilidade de vagas.

O serviço tem duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação anual por até oito anos, dependendo do interesse mútuo entre a incorporada e as Forças Armadas.

As mulheres selecionadas terão os mesmos direitos e deveres dos homens, incluindo remuneração, auxílio-alimentação, licença-maternidade e contagem de tempo para aposentadoria. Além disso, elas participarão de treinamentos físicos e de capacitação profissional pelo Projeto Soldado Cidadão, que oferece cursos em diversas áreas.

Ao término do serviço, as integrantes receberão o Certificado de Reservista e a Certidão de Tempo de Serviço. Na reserva, deverão participar do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) por cinco anos, como ocorre com os reservistas homens.

Atualmente, as mulheres representam cerca de 10% do efetivo das Forças Armadas, aproximadamente 37 mil integrantes. Até então, o ingresso feminino era restrito a oficiais e sargentos, por meio de concursos públicos, ou como temporárias. Com o SMIF, as jovens brasileiras ganham a oportunidade de servir ao país como soldados, marcando uma nova etapa na inclusão feminina.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputada federal Carla Zambelli
Brasil
Zambelli teve ajuda de R$ 285 mil em 'vaquinha' antes de sair do país
Presidente Lula e ministros assinam ato em cerimônia no Palácio do Planalto
Brasil
Lula anuncia aporte de R$ 825,7 milhões ao Fundo Amazônia
Presidente Lula conversa com jornalistas
Brasil
"Inadmissível", diz Lula sobre ameaças dos Estados Unidos contra Alexandre de Moraes
Previdência Social
Brasil
Governo fará concurso para cargos do INSS
Imagem da imigração no aeroporto de Lisboa
Brasil
Convidados a se retirar: Mais de 5 mil brasileiros serão notificados a deixar Portugal
Ministro Fernando Haddad
Brasil
Antes da viagem de Lula, Haddad apresentará pacote para substituir alta do IOF
Lula e Macron durante Assembleia da ONU, em Nova York
Brasil
Visita de Lula à França deve trazer nova parceria para a COP30
Mulher processa empresa que negou auxílio-maternidade por bebê reborn
Brasil
Mulher processa empresa por negar licença-maternidade para cuidar de bebê reborn
Foto: Reprodução
Brasil
JD1TV: Cavalos passeiam dentro de hospital no Rio
Influenciadora confundida com mulher trans em Pernambuco se apresenta como Treinadora Monster nas redes sociais
Brasil
JD1TV: Personal é confundida com trans e impedida de usar banheiro de academia

Mais Lidas

Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Magirus, do Corpo de Bombeiros, precisou ser acionada para remover a vítima
Polícia
Morre médico que caiu do quarto andar da Santa Casa
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 3/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 3/6/2025
Dupla volta para Campo Grande
Cultura
JD1TV: Henrique e Juliano é atração confirmada na Festa Julina da UCDB