A madrugada deste sábado (1º) foi marcada por caos e angústia para os moradores da Capital e cidades da Grande São Paulo, que enfrentaram fortes chuvas e alagamentos generalizados.
Os temporais começaram na noite de sexta-feira (31) e se intensificaram, forçando a Defesa Civil a emitir um alerta severo para chuvas persistentes, que causaram transtornos em São Paulo, Caieiras, Guarulhos, Franco da Rocha e regiões do ABC Paulista.
Com o aumento da precipitação, a cidade de São Paulo registrou até 26 pontos de alagamento, sendo 12 ocorrências na noite de sexta e mais 14 durante a madrugada de sábado.
A Marginal do Tietê, entre a Zona Norte e a Zona Leste, foi uma das áreas mais afetadas, com diversos trechos alagados. Além disso, o rio Tietê transbordou na entrada da capital paulista pela rodovia Anhanguera, ampliando os estragos na região.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a cidade acumulou 25,7 mm de chuva, com o maior índice registrado na Zona Norte. Bairros inteiros das Zonas Leste e Norte ficaram submersos, com destaque para áreas como Itaim Paulista, Guaianases, Penha, Itaquera, Jardim Guapira e Vila Albertina.
A chuva forte causou o transbordamento de seis rios e córregos na Zona Leste, prejudicando ainda mais a mobilidade e a rotina dos moradores.
Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros atendeu a 69 chamados, incluindo resgates de vítimas de desabamentos e quedas de árvores. Uma das ocorrências mais graves foi registrada na Rua Olavo Hansen, no Jaçanã, onde duas mulheres foram socorridas após o desabamento de uma residência.
A Prefeitura de São Paulo mobilizou 145 equipes de limpeza e mais de 2.700 servidores para conter os danos da tempestade, enquanto 220 agentes de trânsito monitoraram as principais vias da cidade.
A situação também foi grave na Grande São Paulo. Caieiras, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo registraram os maiores acumulados de chuva, com até 95 mm em algumas áreas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
--:--/--:--
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões

Mobilização nacional leva mulheres as ruas para protestar contra feminicídio

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ


Cidades da Grande SP ficam embaixo d'água em razão das chuvas da madrugada deste sábado (1°) (Reprodução)



