A madrugada deste sábado (1º) foi marcada por caos e angústia para os moradores da Capital e cidades da Grande São Paulo, que enfrentaram fortes chuvas e alagamentos generalizados.
Os temporais começaram na noite de sexta-feira (31) e se intensificaram, forçando a Defesa Civil a emitir um alerta severo para chuvas persistentes, que causaram transtornos em São Paulo, Caieiras, Guarulhos, Franco da Rocha e regiões do ABC Paulista.
Com o aumento da precipitação, a cidade de São Paulo registrou até 26 pontos de alagamento, sendo 12 ocorrências na noite de sexta e mais 14 durante a madrugada de sábado.
A Marginal do Tietê, entre a Zona Norte e a Zona Leste, foi uma das áreas mais afetadas, com diversos trechos alagados. Além disso, o rio Tietê transbordou na entrada da capital paulista pela rodovia Anhanguera, ampliando os estragos na região.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a cidade acumulou 25,7 mm de chuva, com o maior índice registrado na Zona Norte. Bairros inteiros das Zonas Leste e Norte ficaram submersos, com destaque para áreas como Itaim Paulista, Guaianases, Penha, Itaquera, Jardim Guapira e Vila Albertina.
A chuva forte causou o transbordamento de seis rios e córregos na Zona Leste, prejudicando ainda mais a mobilidade e a rotina dos moradores.
Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros atendeu a 69 chamados, incluindo resgates de vítimas de desabamentos e quedas de árvores. Uma das ocorrências mais graves foi registrada na Rua Olavo Hansen, no Jaçanã, onde duas mulheres foram socorridas após o desabamento de uma residência.
A Prefeitura de São Paulo mobilizou 145 equipes de limpeza e mais de 2.700 servidores para conter os danos da tempestade, enquanto 220 agentes de trânsito monitoraram as principais vias da cidade.
A situação também foi grave na Grande São Paulo. Caieiras, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo registraram os maiores acumulados de chuva, com até 95 mm em algumas áreas, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
--:--/--:--
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Rose Modesto é nomeada para cargo estratégico no Senado

Alexandre Padilha e Gleisi Hoffmann são empossados

CNJ lança ferramenta para acompanhar casos de violência contra a mulher na Justiça

CNJ repudia agressão à servidora do TJ durante cumprimento de ordem judicial

Novos ministros da reforma de Lula tomam posse dia 10 de março

Grupo de trabalho irá criar operações para o Centro de Emergência Nuclear

Estados podem assumir a regularização das terras de reforma agrária

Hospital inicia protocolo de morte encefálica em jogador do Bragantino

Bolsonaro deve apresentar defesa sobre denúncia do golpe de Estado nesta semana
