Cientistas do observatório europeu Copernicus anunciaram, nesta quarta-feira (5), que maio de 2024 marcou o décimo segundo mês consecutivo de recordes de calor na Terra, levando em consideração a temperatura média do planeta.
Essa alta nas temperaturas é uma tendência que o planeta vem seguindo desde junho de 2023, registrando um mês mais quente a cada novo período, algo apontado por autoridades e cientistas como um indicativo que vivemos uma emergência climática.
“É chocante, mas não surpreendente que tenhamos alcançado essa sequência de 12 meses. Estamos vivendo em tempos sem precedentes, mas também temos habilidades sem precedentes para monitorar o clima e isso pode ajudar a informar nossas ações”, disse Carlo Buontempo, diretor do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S).
Ainda segundo o Copernicus, maio de 2024 foi o maio mais quente da história. Além disso, a temperatura média global nos últimos doze meses é a mais alta já registrada, ficando 0,75°C acima da média de 1991-2020 e 1,63°C acima da média pré-industrial de 1850-1900.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Domingo promete ser fresquinho e com possibilidade de chuva em MS

Temperaturas diminuem neste sábado em parte de MS após passagem de frente fria

Fim de semana com 'chameguinho': Frio chega derrubando temperatura em MS

Tempo volta a ficar instável nesta sexta com passagem de frente fria em MS

Sol e calor deixam tempo estável nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul

Frio 'dá as caras' nesta semana e termômetros podem bater 15ºC em MS

Campo Grande teve chuva 125% acima do esperado em março

Chegou chegando: Capital tem chuva após dia marcado por calor

Passagem de frente fria é curta e tempo volta a ficar estável em MS nesta quarta
