O departamento jurídico de Itaipu instaurou uma investigação para apurar se os ex-diretores da empresa, nomeados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, receberam R$ 1,3 milhão em bonificação sem que tivessem direito ao benefício.
Entre eles, há quatro militares, incluindo o general Joaquim Silva e Luna, que também presidiu a Petrobras no governo de Bolsonaro. A denuncia recebida pela empresa veio por meio da Ouvidoria, pedindo que o valor fosse devolvido.
O relato da denunciante é baseado em uma reportagem da “Folha de S.Paulo”, publicada em 2020, que revelou que os diretores se beneficiaram de um acordo coletivo que abrigaria apenas os funcionários e não os diretores. O valor foi pago para compensar o fim do reajuste automático do vale-alimentação, a restrição ao acesso ao seguro de vida dos funcionários que se aposentaram por invalidez, por terem revisto as regras do auxílio-funeral e ao plano de pensão de Itaipu.
Ao dar o mesmo benefício aos diretores, o general justificou que era para compensar a perda de benefícios. Além de Silva e Luna, receberam a bonificação o contra-almirante Paulo Roberto da Silva Xavier; o almirante Anatalício Risden Júnior; o general Luiz Felipe Kraemer Carbanell; e os diretores civis Celso Villar Torino, que era funcionário de carreira; e Mariana Favoretto Thielle, que era superintendente da Fundação Itaipu Brasil de Previdência Complementar.
Em nota, Silva e Luna disse que “a decisão pelo pagamento aos funcionários brasileiros ocorreu após a constatação de que a direção-geral paraguaia já havia realizado tal bonificação a seus funcionários”. E que “os colaboradores do lado brasileiro sentiram-se prejudicados e reivindicaram seus direitos conforme o acordo coletivo vigente”.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Café puro pode diminuir risco de morte, afirmam pesquisadores

Peregrinação leva fiéis de Campo Grande para Terenos no '26º Caminho de Santo Antônio'

Feira Central abre inscrições para oficina gratuita de musicalização infantil

VÍDEO: Fã da PM, dona Iraci recebe surpresa de militares no aniversário em Três Lagoas

Frei Gilson reúne fiéis em celebração de 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Para encarar férias escolares, psiquiatra alerta: "Autocuidado é sobrevivência e não luxo"

Abertura do Natal dos Sonhos reúne famílias na Praça Ary Coelho

Após 18 dias na Capital, família assaltada na Bolívia finalmente consegue voltar para casa

Vitinho Park e atrações natalinas animam o fim de semana na Capital


Joaquim Silva e Luna (Reprodução)



