Começa nesta sexta-feira (1º) o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todos os estados.
O objetivo do mutirão, que segue até o dia 30 de novembro, é permitir que pessoas que possuem dívidas com bancos e financeiras possam negociar suas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito que estejam atrasadas.
Durante a ação, as empresas participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, de acordo com cada política de crédito.
No entanto, o mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento, que devem entrar diretamente em contato com o Procon. É classificada como superendividada a pessoa que não consegue quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família.
Caso queira consultar as dívidas, o consumidor poder por meio do Registrato, sistema do Banco Central onde é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a relação de dívidas pendentes com as instituições financeiras.
As negociações podem ser feitas diretamente com a instituição, por meio de seus canais oficial, ou através do Consumidor.gov.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Supremo confirma que nova correção do FGTS não é retroativa

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo

JD1TV: Com 'exposição ouro', leilões devem movimentar R$ 40 milhões durante a Expogrande

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Preço do litro do etanol mantém variação de até 15%

Confiança dos empresários da Capital está na zona negativa

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível
