Grandes instituições financeiras estão perdoando o pagamento de duas prestações de casa ou carros nos próximos dois meses com o objetivo de dar ânimo financeiro aos trabalhadores em meio a pandemia do coronavírus. A medida foi adotada após determina nação do Conselho Monetário Nacional (CMN) divulgada na semana passada semana.
Conforme o CMI, o benefício vale para todos que possuem financiamento de carro ou de imóveis nos bancos como Caixa, Itaú, Bradesco e Santander. Não somente financiamentos, mas também outros tipos de dívidas serão inclusos no benefício. A única exigência é que as prestações do crédito estejam em dia. A exceção é na Caixa, onde financiamentos com até duas prestações em atraso também podem ser pausados.
Durante a pausa a taxa de juros será mantida, sem cobrança de multa. As parcelas não serão acumuladas: o cliente fica dois meses sem pagar e depois o pagamento da prestação volta ao normal, com a adição dos meses que não foram pagos no final do financiamento.
Este benefício pode ser solicitado pelos canais eletrônicos dos bancos, sem precisar ir as agências o que evita a disseminação do vírus.
Para congelar as parcelas nos bancos, a Caixa informa que a pausa vale para contratos habitacionais de pessoa física ou jurídica. Aqueles que estão usando o FGTS para o pagamento das prestações mensais não terão direito ao benefício.
Após do pedido, a instituição financeira irá efetivá-lo em até 48 horas, com a data retroativa do pedido. Ou seja, quem tem prestações que vencem nesta semana irão conseguir pausá-las.
Quem possui operação Home Equity – Crédito Imóvel Próprio também terá as mesmas condições. Neste caso, é necessário já ter pago ao menos 11 parcelas.
Serviço
O serviço de pausa estendida, que está sendo oferecido em caráter emergencial pode ser acessado através do Aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp (telefone 0800-726 8068), ou ainda pelo Telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7 da URA), de segunda a sexta feira, das 8h às 20h, exclusivamente para contratos com Pessoas Físicas. No caso do app, é necessário atualização da versão através da loja de aplicativos.
Já para os contratos habitacionais com pessoas jurídicas o cliente deverá entrar em contato com seu gerente para formalizar a solicitação.
Segue o passo a passo para acessar o serviço no aplicativo da Caixa:
• Acessar o aplicativo Habitação Caixa;
• Efetuar login;
• Acessar a aba Serviços;
• Clicar na opção Solicitar Pausa Emergencial;
• Ler as orientações e clicar em Próximo;
• Informar o número do celular e autorizar o banco a enviar SMS sobre a solicitação;
• Clicar em Solicitar Pausa.
No Itaú o pedido pode ser feito por meio das centrais de atendimento e canais Digitais (App Itaú, App Light, Itaú empresas e Itaú na internet) – os clientes conseguem ter acesso remoto aos serviços financeiros.
O Santander lançou um hotsite para orientar os clientes interessados em solicitar a prorrogação do vencimento de dívidas, em linha com a determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN). O banco também ampliou, de forma automática, 10% o limite do cartão de crédito de todos os clientes adimplentes.
O Bradesco diz, em nota, que está à disposição para prorrogar por 60 dias as dívidas de operações em dia e utilizadas, sem dar mais detalhes.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025


Após determinação do Conselho Monetário Nacional, bancos adotam medida de pausa nos pagamentos de ficanciamento (Nadia Sussman/Getty Images/Getty Images)



