Levantamento realizado no Sistema Nacional de Gravames (SNG), operado pela B3 e que registra as operações de financiamento de compras de veículos automotivos no país, demonstra que 2025 teve alta de 2% nos financiamentos para esses itens, com um total de 7,3 milhões de unidades financiadas. O levantamento mostra que é a terceira alta seguida, o que indica tendência de alta consolidada, além do melhor resultado em unidades desde 2011.
Os estados do Nordeste e do Norte tiveram aumento, respectivamente, de 12,3% e 9,8%, o que foi determinante para o resultado positivo.
Entre os financiamentos, veículos novos foram 2,6 milhões de unidades, mais de 50% do total de vendas, que até novembro foram 4,6 milhões de unidades, segundo a Fenabrave, associação de empresas do setor. Os usados foram 4,6 milhões de unidades, mas o país carece de dado público consolidado sobre o total de vendas para esse tipo de veículo, em 2025.
O levantamento da B3 indica ainda que, entre os veículos financiados no ano passado, 41,9% foram comercializados na Região Sudeste, incluindo novos e usados. Na sequência estão as regiões Sul, com 20,2%, Nordeste, com 19,5%, Centro-Oeste, com 10,6%, e Norte, com 7,9% do total de financiamentos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Venda de automóveis e comerciais leves cresce 2,58% em 2025

Brasil movimentou quase US$ 3 bi em comércio com Irã em 2025

Endividamento das famílias atinge recorde histórico em dezembro de 2025

Mercado reduz para 4,05% expectativas da inflação para 2026

Setor de papel e celulose gera quase 4 mil empregos formais em MS em 2025

Produtos europeus devem ficar mais baratos com acordo Mercosul-UE

Justiça dos EUA reconhece liquidação do Banco Master e bloqueia ativos

Aneel divulga calendário para anúncio de bandeiras tarifárias em 2026

Lula comemora acordo entre Mercosul e UE: 'vitória do diálogo'


Financiamento cresceu no país (Rovena Rosa/Agência Brasil)



