Em Caarapó, as consequências do conflito agrário estenderam-se a pequenos produtores rurais. É caso de Ademir Ramos, de 42 anos, que tinha um sítio de 17 hectares no município. O local está ocupado por indígenas desde a terça-feira (14).
O sítio era a fonte de renda do produtor rural e a família, por meio da produção de leite. Ademir conta que a propriedade pertencia aos pais e está na família desde 1955. Ele se surpreendeu com o ocorrido, que completa hoje uma semana. “Eles tinham invadido outra área de um fazendeiro, e chegaram correndo, só deu tempo de fugir com família e eles se apossaram de tudo”. Ademir morava com a esposa, a mãe, e dois filhos no local. “Imaginava que eles iam fazer alguma coisa, mas não do jeito que foi”, relata.
Após três dias, ele foi até o sítio acompanhado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e recuperou "um pouco" do gado leiteiro e um trator. Atualmente, Ademir está em uma residência em Caarapó com a família, e busca outro emprego, já que não tem como continuar com a produção de leite.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025







