Menu
Menu
Busca quinta, 30 de abril de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Geral

Brasil e Bolívia discutem integração energética e logística com impacto para Mato Grosso do Sul

Reunião em Brasília abordou gás natural, ferrovia Malha Oeste, hidrovia do Rio Paraguai e acordo de interconexão elétrica

16 março 2026 - 19h10Taynara Menezes

O fortalecimento das relações econômicas entre Brasil e Bolívia, com foco em impactos para Mato Grosso do Sul, foi tema de um encontro realizado nesta segunda-feira (16) no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

O almoço reuniu o presidente boliviano Rodrigo Paz, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o governador de Mato Grosso do Sul Eduardo Riedel e o secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck.

Entre os principais temas discutidos esteve a revisão de pontos regulatórios relacionados ao gás natural boliviano importado pelo Brasil por meio de Mato Grosso do Sul, considerado estratégico para a arrecadação e para o desenvolvimento industrial do Estado.

A integração logística entre Mato Grosso do Sul e a Bolívia também entrou na pauta. As discussões envolveram o avanço da Hidrovia do Rio Paraguai e a situação da Malha Oeste, cuja concessão deve ir a leilão pelo governo federal até novembro, além da conexão com a ferrovia boliviana Ferroviaria Oriental.

"Foram discussões muito importantes para o Mato Grosso do Sul, como a reformulação da legislação referente ao gás, algo fundamental para que esse setor tenha mais investimentos, beneficiando diretamente o nosso Estado. Conversamos ainda sobre a hidrovia no Rio Paraguai, algo que cabe ao Governo Federal avançar, e a situação da ferrovia Malha Oeste. Lá na Bolívia eles já tem a linha Oriental", explica o governador.

Outro ponto destacado foi o acordo bilateral para interconexão dos sistemas elétricos dos dois países. A ligação deverá ocorrer entre a província boliviana de Germán Busch, no departamento de Santa Cruz, e o município de Corumbá.

"Hoje foi assinado um tratado sobre energia elétrica que para o Mato Grosso do Sul será extremamente importante, pois está garantindo mais suprimento de energia para o país e, consequentemente, para o Estado. Certamente todos esses debates feitos hoje vão chegar a uma consolidação de importantes investimentos e da uma integração econômica e estrutural Mato Grosso do Sul-Brasil-Brasil", conclui Riedel.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o projeto prevê a instalação de uma estação conversora de frequência no lado brasileiro e a construção de linhas de transmissão com capacidade aproximada de 420 megawatts (MW).

A troca de energia será realizada principalmente a partir de excedentes de geração de cada país, mantendo prioridade para o atendimento das demandas internas. Em casos de contingência nos sistemas elétricos, também poderão ocorrer trocas emergenciais. Cada país será responsável por financiar, construir e operar sua própria infraestrutura.

Com extensa faixa de fronteira com a Bolívia e localização estratégica no centro da América do Sul, Mato Grosso do Sul é considerado um território com potencial logístico relevante para a integração regional e para o escoamento da produção sul-americana rumo aos mercados globais.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em nota, Rede MS anuncia morte de Ivan Paes Barbosa por infarto e informa sobre velório
Geral
Em nota, Rede MS anuncia morte de Ivan Paes Barbosa por infarto e informa sobre velório
Cabo da PMMS, Marcelo Goes dos Santos -
Justiça
Cabo Goes aponta 'perseguição' da PMMS, mas continua condenado por constrangimento ilegal
Reunião busca valorização da segurança pública
Geral
Governo autoriza promoções e amplia cursos nas forças de segurança em MS
Morre aos 92 anos Ivan Paes Barbosa, fundador de grupo de comunicação em MS
Geral
Morre aos 92 anos Ivan Paes Barbosa, fundador de grupo de comunicação em MS
A iniciativa é considerada inédita na seccional
Geral
Escola de Prerrogativas é lançada para capacitar novos advogados em MS
Foto: Myke Sena/MS
Saúde
HIV/Aids causou mais de 50 mortes em Campo Grande em 2025, aponta MPMS
Foto: PCi-MS
Geral
Emissão do novo RG abre agendamento com vagas ampliadas no Estado
Apreensão em ação conjunta do 9º BPM e 11ª CIPM - Foto: Divulgação
Polícia
Operação da PM prende dois e apreende mais de 170 quilos de droga na Capital
'Ju', como é conhecida precisa de leito hospitalar - Foto: Arquivo Pessoal
Saúde
Entre idas e vindas na UPA, porteira aciona Justiça para garantir internação em UTI
Dia em que Vandermárcio foi socorrido com vida
Justiça
Morte de Vandermárcio: TJMS atende defesa e manda fazer reprodução simulada dos fatos

Mais Lidas

Sede da Depca, em Campo Grande
Polícia
Morre bebê de 1 ano que foi vítima de maus-tratos e estupro em Campo Grande
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Jornalista Sérgio Pereira Bittencourt - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Trânsito
Jornalista morre após grave acidente entre motos em Campo Grande