Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99647-9098
TJ MS maio20
Economia

MS é o 3º maior produtor nacional de álcool

A safra 2018/2019 representa um crescimento de 24,5% em relação a anterior

24 abril 2019 - 08h55Priscilla Porangaba, com informações da assessoria

As 19 indústrias sucroenergéticas de Mato Grosso do Sul produziram mais de 3,27 bilhões de litros de etanol na safra 2018/2019. O número representa um crescimento de 24,5% em relação à safra anterior e consolida o estado como o 3º maior produtor nacional.

Os dados foram divulgados pelo presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Hollanda, durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (22), em Campo Grande-MS.

O presidente da Biosul comentou, “nosso mix de produção nessa safra foi muito mais voltado para o etanol por uma questão basicamente de mercado, sendo 15% de açúcar e 85% de etanol. Temos uma concorrência muito forte de açúcar com outros países e o preço acabou baixando, sendo mais interessante voltar a produção para o etanol. Além disso, vale a pena destacar que do total de etanol que produzimos, 10% ficam em Mato Grosso do Sul e 90% vão para outros estados”, explicou.

Expectativa Renovabio

Ainda conforme o presidente Roberto, o consumo de biocombustível no estado ainda é pequeno, mas existe a perspectiva de melhora graças ao plano nacional de biocombustíveis do governo federal para etanol, biodiesel e bioquerosene de aviação, Renovabio.

“É um programa que busca incentivar o consumo de biocombustíveis sem ser em forma de impostos ou subsídios. Ele prevê de maneira muito inteligente até 2030 dobrarmos a participação dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. Esse é um alento muito grande para o segmento e pode trazer um novo momento para o país num contexto de recuperação do segmento”, acrescentou. 

Roberto Hollanda também destacou a influência das chuvas sobre os resultados da safra. “Nós saímos de uma safra muito ruim, que foi a de 2017/2018, por causa de chuvas inesperadas e fortes geadas, e agora registramos um aumento de 5,4%, com um total de 49,5 milhões de toneladas processadas, o que nos consolida como o 4º maior estado produtor de cana moída do país”, completou.

Ele ainda informou que o segmento sucroenergético no estado é responsável por gerar 32.191 empregos diretos e 96 mil indiretos, a segunda maior massa salarial do setor produtivo e a maior massa salarial da indústria do estado.

 “Vale destacar aqui a importância do Sistema S para a qualificação dos profissionais que atuam no segmento. Nós eliminamos o corte manual e precisamos de pessoas preparadas para usar adequadamente os equipamentos. Para isso contamos com o apoio do Senai para diversas capacitações em parceria com as usinas”, ressaltou.

Estimativa 2020

A estimativa da Biosul para a safra 2019/2020, que iniciou em 1º de abril  vai até 31 de março de 2020 é a melhor possível. “Projetamos atingir 51 mil toneladas processadas, um crescimento de 3% da safra atual, com 16,38 toneladas por hectare. É um número significativo, mas que pretendemos melhorar, pois já chegamos a 80 toneladas de média. Além disso, esperamos produzir 1,1 toneladas de açúcar e 3,2 bilhões de litros de etanol, com um mix de 15% da produção voltada para açúcar e 81% para o etanol”, finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Economia
Ao Vivo - Prefeitura apresenta balanço das finanças deste ano
Economia
33% dos negócios comandados por mulheres faliram durante pandemia
Educação
MEC adia prazo de inscrição do Enem para 23h59 de quarta-feira, 27 de maio
Economia
Itaú aprovou mais de R$ 5 bi em empréstimos novos para 300 mil clientes
Economia
Guedes estuda nova versão da Carteira Verde Amarela para retomar empregos
Economia
Empresários lançam movimento para fortalecer economia em MS
Economia
Governo avalia prorrogar auxílio emergencial
Economia
China é o destino de 79% da produção de soja exportada pelo MS
Economia
Economia: mercado financeiro prevê queda de 5,12% este ano
Economia
Segunda parcela do auxílio emergencial começa a ser paga hoje

Mais Lidas

Polícia
Quatro bairros de Campo Grande receberão fumacê nesta segunda
Polícia
Tenente-coronel Wagner Ferreira assume comando do DOF
Polícia
Perseguição e tiros na Gury Marques terminam com mulher na delegacia
Polícia
Jovem é morto pelo companheiro por ciúmes