Mato Grosso do Sul recebe avaliação máxima do Tesouro Nacional, recebe pela primeira vez a nota da Capacidade de Pagamento (CAPAG) A+, que reconhece a solidez e equilíbrio fiscal de um estado, ampliando possibilidades de operações de crédito com o aval da União.
Em declaração, o governador Eduardo Riedel apontou que resultado é difícil de conseguir. “Na prática, isso significa que os indicadores financeiros de nosso estado estão saudáveis, o que permite que a gente continue fazendo entregas para vocês, sul-mato-grossenses, em diversas áreas, como social, educação, saúde e entre outras ações que tornam MS mais próspero, verde, inclusivo e digital”.
De acordo com o Governo do Estado, o Tesouro Nacional enviou uma nota técnica a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) informando a mudança da classificação do Mato Grosso do Sul, que passou de nota “B” para “A+”.
As notas do CAPAG permitem uma análise sobre a situação fiscal dos estados e municípios, criado pelo Tesouro Nacional para se há equilíbrio nos parâmetros de receitas e despesas. As notas “A” e “B” permitem a contratação de empréstimos a juros baixos e com garantias da União. Já as notas “C” e “D” indicam “alto risco” e tornam estados e municípios inelegíveis para operações de crédito.
A nota é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Assim, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se o diagnóstico da saúde fiscal do Estado ou município.
Conforme dados do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, divulgados pela CLP (Centro de Liderança Pública) em 2024 o Estado tem ainda, a maior taxa de investimento do Brasil.
A avaliação feita pelo Tesouro Nacional se refere ao exercício financeiro e dados de 2023, primeiro ano de gestão do governador Eduardo Riedel.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Preço do litro do etanol mantém variação de até 15%

Confiança dos empresários da Capital está na zona negativa

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível

Pé-de-meia: nascidos em março e abril recebem hoje incentivo matrícula

Diesel fica R$ 0,17 mais barato a partir de abril

Mato Grosso do Sul registra saldo recorde de empregos formais em fevereiro de 2025

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Governo irá investir mais de R$ 180,8 milhões em obras em rodovias e ruas de MS

MS criou 8.333 empregos formais em fevereiro
