Menu
Menu
Busca sexta, 23 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Entrevistas

JD1TV: Cirurgia robótica tem maior precisão e pós-operatório mais rápido, diz especialista

Thiago Frainer afirma que o robô é necessário em cirurgias de difícil acesso, para doenças como câncer de próstata, ginecologia e tumores renais

01 dezembro 2023 - 17h30Caroliny Martins    atualizado em 01/12/2023 às 17h37

O especialista em cirurgia robótica e minimamente invasiva, Dr. Thiago Frainer Gonçalves, foi o entrevistado desta sexta-feira (1º) no Programa Saúde e Bem-Estar com Dr. Plácido Menezes.

Ele que também é Urologista preceptor da Residência de Urologia da Santa Casa de Campo Grande, trouxe informações sobre as técnicas e os benefícios da cirurgia robótica. Além de falar da diferença e dos benefícios da cirurgia com robôs com a feita à lazer.

Para o especialista, a cirurgia com robô tem maior precisão, com incisões quase imperceptíveis, e uma resolução de até 20x da imagem de vídeo do órgão a ser operado. Em Campo Grande, os aparelhos para esse tipo de operação, devem chegar nas instituições com uma previsão de até dois anos.

"São micro-incisões muito semelhantes a que a gente usa na videolaparoscopia, as pinças do robô vem diminuindo com o tempo, principalmente a pinça do vídeo, que é responsável por fonecer toda a imagem, então ela vem diminuindo o calibre. As outras pinças já são pinças muito fininhas, então para fazer incisões no paciente, são incisões mínimas e quase imperceptíveis", afirma Dr. Thiago.

Assista:

 

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Mais Lidas

Ambulâncias do Samu 192
Saúde
Prefeitura faz "maquiagem" às pressas no SAMU para tentar enganar Ministério da Saúde
Ilustrativa
Polícia
Mulher lava calçada 5h da manhã e leva surra da vizinha na Moreninha
Depca cumpriu o mandado de prisão
Polícia
Pastor é preso em flagrante por estuprar duas enteadas e a própria filha na Capital
Viatura da DEAM -
Polícia
Mulher morre e Campo Grande investiga possível feminicídio