O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (14), os resultados do Censo Demográfico 2022 com dados inéditos sobre a estrutura e a população residente em setores censitários de Mato Grosso do Sul.
A publicação, intitulada "Malha de Setores Censitários: Agregados por Setores Censitários e Trajetos dos Recenseadores", oferece uma análise detalhada dos dados demográficos e geográficos do Estado, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais, além dos trajetos realizados pelos recenseadores.
A urbanização em Mato Grosso do Sul
No Estado, 88,1% da população vive em áreas urbanas, colocando o Mato Grosso do Sul na 9ª posição nacional em índice de urbanização, atrás do Rio de Janeiro (97,9%) e São Paulo (96,8%).
Campo Grande lidera entre os mais urbanizados, com 98,7% dos moradores em áreas urbanas, seguido por Ladário (97,2%) e Três Lagoas (96,4%). Em contrapartida, cidades como Jaraguari têm alta concentração de moradores em zonas rurais, com 64,5% da população fora do território urbano.


Bairros e domicílios
Entre os 79 municípios do Estado, apenas 18 possuem bairros legalmente constituídos, um avanço em relação a 2010, quando eram 17 deles.
Esses bairros foram aprovados por dispositivos legais das Câmaras Municipais e incluem localidades em cidades como Aquidauana, Bonito, Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas.
Mato Grosso do Sul possui atualmente 296 bairros reconhecidos legalmente. Nova Andradina registrou o maior crescimento de bairros, passando de 14 em 2010 para 26 em 2022, enquanto Campo Grande manteve seus 74 bairros.
Nova Lima é o maior bairro do Estado
O bairro Nova Lima, na Capital, é o maior bairro de Mato Grosso do Sul, com 41.131 habitantes, ultrapassando o Aero Rancho, que era o mais populoso em 2010. Em número de habitantes, o bairro Centro-Oeste também fica em segundo lugar, com 37.671, e logo após aparece o antigo mais populoso, Aero Rancho com 36.374 habitantes.
Com 14.036 domicílios particulares, o Nova Lima também se destaca pelo número de residências, seguido pelos bairros Centro-Oeste, com 12.962, e Aero Rancho, com 12.934 domicílios.
Os bairros com as menores populações, incluindo o Chácara de Recreio Recanto do Bosque, em Naviraí, registram números significativamente menores, com apenas três moradores.
Envelhecimento e composição familiar
Em Campo Grande, o bairro Aero Rancho possui a maior quantidade de idosos (4.879), seguido pelos bairros Vila Nasser (4.610) e Nova Lima (4.210).
O Aero Rancho lidera tanto em número de homens idosos (2.099) quanto de mulheres idosas (2.780). Em áreas rurais, a média de moradores por domicílio é de 2,95, com picos em municípios como Tacuru, que apresenta a maior média do Estado, com 3,82 moradores por residência rural.
Trajetos dos recenseadores e logística
Durante o processo censitário, os recenseadores de Mato Grosso do Sul percorreram cerca de 11.783,64 km, o que colocou o Estado na 10ª posição entre as unidades federativas em distância coberta.
O estado de Minas Gerais liderou o ranking nacional, com 461.955,59 km percorridos, seguido pela Bahia (350.609,33 km) e São Paulo (251.802,02 km). A coleta de dados do Censo foi apoiada por tecnologia avançada, incluindo a utilização de dispositivos com GPS, que captaram as coordenadas dos trajetos percorridos em cada setor censitário.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Conta de luz fica 0,69% mais cara a partir desta terça-feira

JD1TV: Invocação do coisa ruim? Bode aparece 'do nada' comendo capim em cima de fios elétricos

Bioparque abre inscrições para Clube de Ciência nesta terça

Energisa abre vagas em curso de eletrotécnica e emprego no call center

Com foco na inclusão e Justiça social, TJMS cria Núcleo de Direitos Humanos

Candidato do PT em Paraíso das Águas deve devolver R$ 15 mil por contas irregulares

Confusão em MS faz morador de Rondônia virar foragido por crime que não cometeu

Estado decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

Em posse na Corregedoria-Geral da PGE, Fabíola Marquetti destaca "busca por aprimoramento"
