O ex-vice presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) Antônio Carlos Ferreira de Sousa, foi demitido nesta sexta-feira (22) por justa causa, em decorrência de denúncias de assédio sexual e moral.
A punição ocorreu após a conclusão do processo de investigação instaurado pela Caixa, que foi encaminhado pela própria estatal à Controladoria-Geral da União (CGU), que determinou a demissão.
Funcionário de carreira da Caixa desde 1989, Antônio Carlos Ferreira foi cedido, em 2003, ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), onde ficou até 2018, sendo nomeado vice-presidente de Logística e Operações do banco, durante a presidência de Pedro Guimarães, em 2021.
Conforme o investigado pela CGU, as denúncias apontavam perseguições a empregados, destituições de funções sem justificativa e práticas reiteradas de assédio sexual.
“Diante da gravidade das acusações e da relevância do cargo envolvido, a apuração foi conduzida pela Corregedoria-Geral da União, que confirmou a veracidade dos relatos. De acordo com a investigação, o assédio moral se manifestava por meio de tratamento desrespeitoso, humilhações constantes, ameaças e constrangimento aos trabalhadores. Já o assédio sexual incluía condutas como elogios inadequados, insinuações de cunho sexual e convites insistentes, gerando intimidação e desconforto às vítimas”, informou a CGU em nota.
Segundo o órgão Federal, a decisão “reforça o compromisso com a criação de um ambiente de trabalho respeitoso e a adoção de medidas firmes contra condutas abusivas. O caso destaca a importância de canais de denúncia e de investigações rigorosas para combater práticas incompatíveis com os valores institucionais”.
Ao portal de notícias Metrópoles, a Caixa informou que “que não tolera nenhum tipo de assédio por parte dos seus dirigentes ou empregados e que, após as denúncias, iniciou apurações sobre o caso por meio de sua Corregedoria”.
“Com a ciência da decisão da CGU, a Caixa iniciará as providências devidas para o cumprimento”, afirmou a estatal.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Juiz decide levar a júri popular acusado de matar Dandara em presídio da Capital

MP consegue acordo que obriga prefeitura a quitar R$ 8,7 milhões em dívidas com OSCs

Resolução proíbe sedação ou anestesia geral para execução de tatuagens

Em Bandeirantes, TCE barra pagamentos a empresa contratada sem licitação

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 28/7/2025

Atacadista realizará contratação de mais de 180 novos funcionários na Capital

Expansão de mineradora em Corumbá deve gerar até 4,3 mil novos empregos em MS

Semana da Suinocultura propaga expansão do setor em MS

Atualização do sistema de segurança eleitoral deixará serviços instáveis na segunda (28)
