O Bulletin of the Atomic Scientists atualizou, nesta terça-feira (28), o Relógio do Juízo Final para 89 segundos para meia-noite, um segundo a mais que o registrado nos últimos dois anos e o mais próximo já registrado desde sua criação.
Criado em 1947, o Relógio do Juízo Final serve como uma metáfora e alerta do quão próxima a humanidade está da autoaniquilação, com a meia-noite representando o fim do mundo e os ponteiros apontando para o quão próximo o mundo está de chegar ao fim.
Segundo Daniel Holz, presidente do Conselho de Ciência e Segurança do Boletim, as ameaças nucleares da Rússia em meio à invasão da Ucrânia, tensões mundiais em pontos críticos, aplicações militares de inteligência artificial (IA) e mudanças climáticas foram considerados como fatores subjacentes aos riscos de uma catástrofe global.
“Os fatores que influenciaram a decisão deste ano – risco nuclear, mudanças climáticas, possíveis usos indevidos da ciência biológica e novas tecnologias como a inteligência artificial – não são novidades. No entanto, vimos poucos avanços para enfrentar esses desafios, e, em muitos casos, a situação está piorando”, comentou.
Holz ainda destaca a mudança climática, apontando para o fato de 2024 ter sido o ano mais quente já registrado, segundo a Organização Meteorológica Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU).
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo pede doações para a campanha "Seu Abraço Aquece!"

Morador visita chácara e volta para casa com filhote de sucuri no filtro do carro

TJMS aplica multa à construtora por atraso na obra do Fórum de Maracaju

JD1TV: Teto de paróquia desaba com temporal e fiéis pedem ajuda para reconstrução

Lei cria o programa "MS Sem Racismo"

Governo lança licitação para pavimentar 7,6 km do Anel Viário de Bonito

Ministério Público investiga demora no atendimento dermatológico na rede pública

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 60 milhões

Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência da República
