Pela primeira vez desde 1923, os parisienses voltaram a mergulhar oficialmente no Rio Sena neste sábado (5).
A reabertura histórica marca um novo capítulo para o famoso rio que corta a capital francesa e ficou mais de um século interditado para banhos devido à poluição.
A liberação foi autorizada pela Prefeitura de Paris após uma longa operação de limpeza e saneamento iniciada com o objetivo de tornar o Sena palco de provas aquáticas durante os Jogos Olímpicos de 2024.
Embora os atletas tenham competido no rio no ano passado, a liberação para o público geral só foi anunciada recentemente, e será válida entre 5 de julho e 31 de agosto, período do verão europeu.
O banho no Sena está permitido apenas em três áreas delimitadas: duas próximas à Torre Eiffel e uma nas imediações da Île de Saint-Louis, próxima à Catedral de Notre-Dame.
Nestes locais, deques foram construídos e salva-vidas foram posicionados para garantir a segurança dos banhistas.
A sinalização também foi reforçada com bandeiras verdes (banho permitido) e vermelhas (banho proibido), para indicar a qualidade da água em tempo real.
Cerimônia de reabertura e monitoramento da água
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, participou da cerimônia simbólica de reabertura e relembrou que, apesar das críticas sobre a qualidade da água às vésperas das Olimpíadas de 2024, a meta foi atingida.
Hidalgo chegou a mergulhar no rio dias antes da abertura dos Jogos como gesto de confiança na limpeza das águas.
Para garantir a segurança sanitária dos banhistas, testes diários da qualidade da água serão realizados ao longo da temporada.
Segundo a prefeitura, o banho só será autorizado nos dias em que os resultados estiverem em conformidade com os padrões europeus de balneabilidade.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Israel bombardeia Ministério da Defesa da Síria

Rússia diz que declaração de Trump "é séria" e pede tempo para analisar

Presidente do Equador propõe reforma constitucional pela castração química

Avião da Air India sofreu cortes no motor segundos antes de cair

Rússia lança drones e mísseis e mata dois no Oeste da Ucrânia

União Europeia analisa "contramedidas proporcionais" às tarifas de Trump

Congresso reage à tarifa de 50% imposta por Trump ao Brasil e avalia retaliação

Homem descobre câncer após atribuir enxaquecas ao estresse da rotina

Duas pessoas morrem em ataque de mísseis da Rússia contra Kiev
