Menu
Menu
Busca segunda, 15 de dezembro de 2025
Sebrae Cidade empreendedora - Dez25
Internacional

Em Conferência na França, Lula garante ampliar cobertura de áreas marinhas protegidas

"Também implementaremos programas dedicados à preservação dos manguezais e dos recifes de corais", alegou durante discurso

09 junho 2025 - 10h52Sarah Chaves, com Planalto

O presidente Lula apresentou em seu discurso na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC3), nesta segunda-feira (9) em Nice, na França, sete compromissos voluntários do país relativos à proteção de áreas marinhas.

O presidente lembrou que o país é banhado por cerca de oito mil quilômetros de litoral e que abriga grande parte do curso do Amazonas, maior rio do mundo em extensão e volume. Ressaltou que o país detém 12% da água doce do planeta e que sediará, em novembro, a COP30, em Belém (PA), palco em que o tema dos oceanos também será debatido, para discussões estratégicas em torno da necessidade de financiamento para evitar que o aquecimento global supere o limite de 1,5º Celsius.

“Apresentamos sete compromissos voluntários, relacionados à proteção de áreas marinhas, ao planejamento espacial marítimo, à pesca sustentável, à ciência e à educação. Além de zerar o desmatamento até 2030, vamos ampliar de 26% para 30% a cobertura de nossas áreas marinhas protegidas, cumprindo a meta do Marco Global para a Biodiversidade”, disse Lula.

“Também implementaremos programas dedicados à preservação dos manguezais e dos recifes de corais e estamos formulando uma estratégia nacional contra a poluição por plásticos no oceano. Nosso esforço inédito de planejamento espacial marinho vai permitir o aproveitamento equilibrado do oceano, levando em conta os impactos ambientais e os serviços ecossistêmicos prestados”, disse Lula, que convidou os centenas de participantes da conferência a comparecer ao Brasil no fim do ano.

O presidente alertou que sem proteção aos oceanos não há desenvolvimento sustentável, e que sem protegê-lo não há como combater a mudança do clima.

Lula também alertou para o aumento da temperatura dos oceanos e os impactos da crescente poluição marinha, especialmente a relativa aos perigos impostos pelos plásticos e os desafios sobre os oceanos no plano geopolítico. “Canais, golfos e estreitos devem nos aproximar e não ser motivo de discórdia. Paira sobre o oceano a ameaça do unilateralismo. Não podemos permitir que ocorra com o mar o que aconteceu no comércio internacional, cujas regras foram erodidas a ponto de deixar a OMC inoperante. Evitar que os oceanos se tornem palco de disputas geopolíticas é tarefa urgente para a construção da paz”, defendeu Lula.

O presidente adiantou o compromisso nacional com a ratificação do Tratado do Alto Mar, acordo que visa proteger a biodiversidade marinha em águas internacionais. “

A 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos é o segundo compromisso de Lula voltado à proteção marinha. No domingo (8/6), ele participou, em Mônaco, do encerramento do Fórum de Economia e Finanças Azuis. Na ocasião, defendeu que é preciso mais vontade política para financiar a defesa dos oceanos. “Em 2024, países ricos reduziram em 7% a assistência oficial ao desenvolvimento. Suas despesas militares, em contrapartida, aumentaram 9,4%. Isso mostra que não falta dinheiro. O que falta é vontade política”, destacou.

A Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos foi criada para promover o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da Agenda 2030, dedicado à conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. O ODS 14, adotado em 2015 como peça-chave da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, sublinha a necessidade de conservar e usar de forma sustentável oceanos, mares e recursos marinhos. 

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Roteirista e esposa estavam com ferimentos de facadas pelo corpo
Internacional
Diretor Rob Reiner e sua mulher são encontrados mortos a facadas em Los Angeles
José Antonio Kast
Internacional
Kast vence as eleições no Chile
José Antonio Kast e Jeanette Jara
Internacional
Chile decide presidência em segundo turno marcado por vantagem da ultradireita
Um membro do Esquadrão de Choque da Polícia atende a ocorrência no local
Internacional
Tiroteio em celebração judaica deixa 12 mortos na Austrália
Ilustrativa
Internacional
Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante
A BNPB alertou que o total de vítimas pode aumentar, já que socorristas ainda enfrentam dificuldades para acessar comunidades
Internacional
Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca
Internacional
Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina
Nicolas Maduro
Internacional
Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA
Agora, mais de 50,6 mil famílias devem ser beneficiadas
Geral
Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social
Governador Eduardo Riedel (PP)
Política
CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí