Menu
Menu
Busca sábado, 07 de junho de 2025
Justiça

Empresa de Trump e plataforma Rumble processam Moraes nos EUA

Processo ocorre após a PGR denunciar Bolsonaro e outras 33 pessoas ao STF

19 fevereiro 2025 - 19h41Pedro Molina

O grupo de comunicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble apresentaram, nesta quarta-feira (19), uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Justiça norte-americana.

O processo foi protocolado em um tribunal federal norte-americano na Flórida, e acusa Moraes de censura, além de pedir que ordens feitas pelo juiz, para que aplicativos e contas do Rumble sejam derrubados, não tenham efeito legal nos Estados Unidos.

A acusação afirma que a base para a abertura do processo foi o bloqueio de Moraes de contas no Rumble, que é uma plataforma parecida com o YouTube, de vários usuários, incluindo um supostamente “muito conhecido”

Segundo a ‘Folha de S. Paulo’, o usuário “muito conhecido” seria o blogueiro Allan dos Santos, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro que mora nos EUA e é considerado foragido.

“Agindo sob o disfarce do Supremo Tribunal Federal da República Federativa do Brasil ('STF'), o juiz Moraes emitiu ordens abrangentes para suspender diversas contas sediadas nos EUA ('contas Banidas') de um usuário muito conhecido e politicamente sincero ('Dissidente Político A'), garantindo que nenhuma pessoa nos Estados Unidos possa ver seu conteúdo ('ordens de cenursa')”, diz trecho do processo.

Mesmo não sendo diretamente afetado por decisões do STF, o Grupo de Comunicação e Tecnologia Trump, que foi responsável pela criação da plataforma Truth Social após banimento do presidente norte-americano do Twitter em 2021, alega que as decisões de Moraes interferem e vão contra a Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

"As ordens de censura constituem comandos estrangeiros que exigem censura extraterritorial em solo americano, contradizendo as principais proteções à liberdade de expressão consagradas na Constituição dos EUA (...) E são, portanto, 'repugnantes' à Flórida e à política pública dos EUA sob princípios bem estabelecidos de cortesia e a estrutura de não reconhecimento da Flórida”, diz a ação.

A denúncia ocorre após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas ao STF.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bolsonaro
Justiça
STF inicia na segunda-feira interrogatórios de Bolsonaro e aliados por suposto plano de golpe
Câmeras registraram o assassinato -
Justiça
Homem que matou padrasto para 'proteger' a mãe é condenado a 11 anos de prisão
TJMS publica norma que organiza e regulamenta a atuação de advogados dativos
Justiça
TJMS publica norma que organiza e regulamenta a atuação de advogados dativos
Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: réu que emprestou arma para assassinato é absolvido
Foto -
Cidade
Lei que obriga plano para acessibilidade é ignorada por cidades de MS
Advogado Tiago Bunning Mendes -
Justiça
Advogado diz que nova prisão de Claudinho Serra foi "sem necessidade"
Câmeras registraram o assassinato -
Justiça
Homem que confessou matar o padrasto para 'proteger' a mãe é julgado em Campo Grande
Vereador Claudinho Serra
Interior
Ex-vereador Claudinho Serra vai para audiência de custódia hoje após ser preso pelo Gaeco
Rubén Dario da Silva Villar, traficante conhecido como Colômbia, apontado como mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips
Justiça
Mandante dos assassinatos de Bruno e Dom é denunciado pelo MP
Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Interior
Licitação de carne para merenda em Japorã é barrada por restrição à competitividade

Mais Lidas

Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Caso aconteceu em Ivinhema
Polícia
Preso por estupro, homem tira a própria vida em cela da cadeia em MS
Motociclista não resistiu aos ferimentos
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em acidente em avenida do Nova Campo Grande