A 3ª Promotoria de Justiça de Sidrolândia, sob a liderança da promotora Bianka Machado Arruda Mendes, investiga possíveis irregularidades em licitações realizadas pelo município. Três são foco dos inquéritos civis, que tramitam em sigilo:
1. Inquérito Civil nº 06.2024.00000104-5: apura irregularidades na Carta Convite nº 05/2022, Licitação nº 061/2022, para a revitalização da Praça Triângulo;
2. Inquérito Civil nº 06.2024.00000105-6: analisa a Carta Convite nº 020/2022, voltada à manutenção do cemitério municipal;
3. Inquérito Civil nº 06.2024.00000110-1: investiga a Licitação nº 196/2022, tomada de preço nº 04/2022, relacionada à restauração da pavimentação da Avenida Aquidaban.
Operação Tromper
Em paralelo às investigações das licitações, a promotora Mendes lidera a Operação Tromper, voltada ao combate da corrupção na administração municipal. Em abril, a terceira fase da operação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), com o apoio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).
Nesta fase, foram cumpridos oito mandados de prisão e 28 de busca e apreensão. As apurações indicam um esquema de fraudes em licitações e pagamento de propinas que envolveria contratos irregulares somando R$ 15 milhões, segundo o GECOC.
Mudança de Governo
As investigações ocorrem em meio à transição de governo municipal, que foi marcada por denúncias de corrupção contra integrantes da atual gestão. A prefeita Vanda Camilo (PP) foi derrotada nas urnas por Rodrigo Basso (PL), produtor rural que conquistou apoio expressivo durante a campanha. Basso recebeu 61,27% dos votos válidos, totalizando 16.364 votos, enquanto Camilo obteve 38,21%, com 10.206 votos.
A derrota de Camilo foi possivelmente influenciada por acusações contra seu genro, Claudinho Serra, ex-secretário de Fazenda de Sidrolândia, investigado por peculato e corrupção, o que resultou em sua prisão neste ano.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dupla pega mais de 48 anos de prisão por execução na guerra do tráfico na Moreninha

Kayatt cumpre decisão do STF e devolve cargo a Waldir Neves no TCE-MS

STJ autoriza companhias aéreas a negarem o transporte de animais de suporte emocional

Réu na Operação Omertà, filho de Fahd Jamil pede à Justiça retirada da tornozeleira

Justiça decide que homem acusado de matar esposa com tiro na cabeça enfrentará júri

Com aval do STF, Waldir Neves retorna ao TCE-MS mesmo respondendo por corrupção

Dupla é julgada por execução em guerra do tráfico na Moreninha

STF bate o martelo e mantém Rúbia presa por morte brutal do ex em Sete Quedas

AO VIVO: Virgínia Fonseca depõe na CPI das Bets; assista
