O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou, após encerramento da votação do caso em sessão virtual na quinta-feira (19), o Plano Pena Justa, elaborado pelo governo federal e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para enfrentar os problemas enfrentados nos presídios do Brasil.
O plano foi protocolado em setembro deste ano após uma ação do STF que determinou a elaboração de um plano nacional de enfrentamento aos problemas dos presídios brasileiros, como superlotação de detentos e disputas entre facções.
A determinação ocorreu em outubro de 2023, quando a União e os estados foram obrigados a elaborar um plano para enfrentar os problemas do sistema penitenciário.
O Plano Pena Justa é composto por quatro eixos que tratam do controle de entrada e das vagas no sistema prisional, qualidade dos serviços prestados e da estrutura, reintegração social e política para não repetição do estado de inconstitucionalidade apontado pelo STF.
Além disso, o plano também apresenta indicadores e metas para os anos de 2025, 2026 e 2027.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Acusado de homicídio em 2014 vai a júri nesta sexta-feira na Capital

MP abre investigação por desmatamento ilegal em estrada no Assentamento Itamarati

Justiça Eleitoral aprova com ressalvas prestação de contas de Beto Figueiró

Juiz decreta prisão preventiva de homem que matou mulher e filha de 10 meses na Capital

MP quer anular verba indenizatória de R$ 30 mil para vereadores

MP recomenda suspensão imediata dos processos de regularização fundiária em Selvíria

Promotores em estágio probatório visitam unidades prisionais de Campo Grande

Juiz decreta prisão e acusado de matar PM aposentado e neto nas Moreninhas se entrega

MPMS fiscaliza atuação da Controladoria de Sonora
