Menu
Menu
Busca sexta, 09 de maio de 2025
Justiça

TJ absolve oficial da PMMS acusado de homofobia contra subordinado

Tribunal aceitou recurso do Tenente Coronel e anulou sua condenação que previa 1 ano e 4 meses de reclusão e pagamento de multa

18 julho 2024 - 09h00Vinícius Santos     atualizado em 22/07/2024 às 11h48

Em uma ação de revisão criminal, um Tenente Coronel conseguiu reverter sua condenação por homofobia contra um subordinado na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS). A condenação inicial previa uma pena de 1 ano e 4 meses de reclusão e pagamento de 15 dias-multa, em regime aberto.

Acusação - Conforme o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), no dia 11 de fevereiro de 2020, durante uma reunião na Academia de Polícia Militar, o Tenente Coronel teria injuriado o Capitão Felipe dos Santos Joseph. A acusação alega que, em tom irônico, o policial fez comentários ofensivos sobre o corte de cabelo do capitão, sugerindo que o estilo era "propício para a prática sexual vulgarmente chamada de 'boquete'", acompanhando as palavras com gestos. 

Condenação Inicial - O MPMS conseguiu a condenação do Tenente Coronel pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), com base na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 26, que criminaliza atos de homofobia e transfobia conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Recurso e Absolvição - Em recurso na 2ª Seção Criminal do TJMS, o Tenente Coronel conseguiu sua absolvição. Ele argumentou que foi condenado por um crime que não estava tipificado na época dos fatos, o que contraria os princípios legais e constitucionais. Ele ainda ressaltou que a ADO 26, que embasou sua condenação, só produziu efeitos a partir de 6 de outubro de 2020, enquanto o caso teria ocorrido em 11 de fevereiro de 2020.

Decisão Final - O recurso foi aceito por maioria, mesmo com parecer contrário da Procuradoria de Justiça, resultando na absolvição do Tenente Coronel. A decisão foi baseada no princípio da anterioridade, que impede a aplicação retroativa de leis penais.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Edervan Gustavo Sprotte -
Política
Investigação apura se ex-prefeito de Bandeirantes usou veículo público de forma irregular
Sede do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul - TCE/MS
Saúde
Auditoria do TCE-MS mira compras emergenciais da saúde em Campo Grande
Trecho da petição -
Justiça
Rato escreve petição pedindo "desesperado" revisão da pena por homicídio
Sede da Agraer -
Polícia
AGRAER diz que está acompanhando operação da PF contra grilagem
Identidade Visual MPMS -
Justiça
MP exige melhorias na estrutura, autonomia e transparência da Controladoria em Amambai
Movimentação da PF na sede da Agraer -
Polícia
PF detalha esquema de grilagem no Pantanal envolvendo empresários e servidores da AGRAER
Daniel Alves
Justiça
Acusado de estupro, Daniel Alves será julgado novamente após ser absolvido
"Buga" foi condenada por crime hediondo contra o próprio filho -
Justiça
Mãe é condenada a 16 anos de prisão por matar filho a facadas em Campo Grande
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Juiz decide levar a júri acusados de matar mulher a facadas em Campo Grande
Rozely Henrique, a "Buga", chegou ao plenário do júri escoltada por uma policial -
Justiça
Mãe chora e diz "quero pagar" ao ser julgada por matar o próprio filho em Campo Grande

Mais Lidas

AGORA: Morre grávida que perdeu o bebê durante acidente de moto na Capital
Polícia
AGORA: Morre grávida que perdeu o bebê durante acidente de moto na Capital
Criança bateu com muita violência no muro
Polícia
JD1TV: 'Socorro', mãe se desespera ao ver filho morrer após bater bike em muro
JD1TV: Após debochar de caminhoneiro, ciclista é atropelada e grita de dor na Guaicurus
Polícia
JD1TV: Após debochar de caminhoneiro, ciclista é atropelada e grita de dor na Guaicurus
Morto com foice cravada na cabeça pode ter sido torturado no Indubrasil
Polícia
Morto com foice cravada na cabeça pode ter sido torturado no Indubrasil