O programa “Jovem em Ação”, da Fundação Manoel de Barros (FMB), concluiu a sua 3º edição formando dezenas de jovens em Campo Grande.
A iniciativa, voltada para estudantes do Ensino Médio, oferece gratuitamente atividades que promovem transformação social, qualidade de vida e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.
Ao longo de cinco meses, os participantes tiveram encontros três vezes por semana, abordando três grandes temáticas: “Autoconhecimento”, “Conhecimento em Sociedade” e “Plano de Futuro”. De acordo com a coordenadora do programa, Kamila Yumi, as atividades incluíram aulas práticas como “Teatro e Expressão Corporal”, “Educação Financeira”, “Empreendedorismo” e “Profissão e Carreira”, desenvolvidas em parceria com a Uniderp.
Marcos Henrique Marques, diretor da FMB, explica que o programa busca preparar os jovens para enfrentar desafios na vida pessoal e no mercado de trabalho. “Queremos formar jovens autônomos, capazes de tomar decisões e atuar positivamente na sociedade. As atividades também estimulam o convívio social e a participação cidadã”, destacou.
O jovem Davi Galdino, de 15 anos, aluno da Escola Estadual Hércules Maymone, destacou que o programa o aproximou do sonho de cursar Direito e ajudou a perder a timidez. “Aprendi muito, principalmente sobre como investir e me expressar melhor”, afirmou.
Para a estudante Ana Clara Vieira Abreu, também de 17 anos, a experiência foi surpreendente: “Melhorei minha comunicação e linguagem corporal. Abriu meus horizontes”, disse. Já Maria Eduarda Jesus Amorim revelou que a aula “Profissão e Carreira” foi sua favorita. “Ano que vem pretendo trabalhar, e as dicas sobre comportamento no primeiro emprego me ajudaram muito”, explicou.
A transformação dos jovens também foi percebida pelas famílias. Letícia Vilalba, mãe do participante João Victor, destacou o impacto positivo do programa. “Meu filho era muito tímido, precisava se desenvolver. Ele mudou da água para o vinho! Aprendeu a se posicionar, a andar de ônibus e a tomar iniciativa. Ele entrou de um jeito e saiu transformado”, celebrou.
A terceira edição do “Jovem em Ação” foi viabilizada com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).
Com isso, a FMB anunciou que as inscrições para a quarta edição do programa, que serão abertas em 2025. Mais informações estão disponíveis no site, pelos telefones (67) 98166-0166 e (67) 98143-5679, e nas redes sociais da instituição.
Sobre a Fundação Manoel de Barros
Criada em 1998, a FMB é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento social, científico e tecnológico. A instituição atua com projetos que promovem educação, cultura e inclusão, com apoio de parceiros como Uniderp, Sebrae/MS, Energisa, Fundação Banco do Brasil, entre outros.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Funsat: Mais de 200 empresas ofertam vagas de trabalho nesta quinta-feira

Ação oferece 50 vagas de emprego para jovens da Capital nesta quinta-feira

Funsat oferece 1.857 vagas de emprego nesta quarta-feira

Governo abre 164 vagas em concurso do Hospital Regional

Funsat oferta mais de mil vagas sem exigência de experiência na Capital

Mato Grosso do Sul registra saldo recorde de empregos formais em fevereiro de 2025

Funtrab: Semana começa com 3.747 mil vagas de emprego disponíveis no estado

Suzano oferta vagas para cargos nas unidades de Ribas e Três Lagoas

Funsat oferta vagas para operador de caixa, auxiliar de limpeza e carpinteiro
