Menu
Menu
Busca sábado, 04 de abril de 2026
Assembleia Abr26
Oportunidade

3º edição do "Jovem em Ação" prepara futuros profissionais em Campo Grande

Programa oferece cursos de autoconhecimento, educação financeira, empreendedorismo e preparação para o mercado de trabalho

17 dezembro 2024 - 15h54Carla Andréa

O programa “Jovem em Ação”, da Fundação Manoel de Barros (FMB), concluiu a sua 3º edição formando dezenas de jovens em Campo Grande.

A iniciativa, voltada para estudantes do Ensino Médio, oferece gratuitamente atividades que promovem transformação social, qualidade de vida e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

Ao longo de cinco meses, os participantes tiveram encontros três vezes por semana, abordando três grandes temáticas: “Autoconhecimento”, “Conhecimento em Sociedade” e “Plano de Futuro”. De acordo com a coordenadora do programa, Kamila Yumi, as atividades incluíram aulas práticas como “Teatro e Expressão Corporal”, “Educação Financeira”, “Empreendedorismo” e “Profissão e Carreira”, desenvolvidas em parceria com a Uniderp.

Marcos Henrique Marques, diretor da FMB, explica que o programa busca preparar os jovens para enfrentar desafios na vida pessoal e no mercado de trabalho. “Queremos formar jovens autônomos, capazes de tomar decisões e atuar positivamente na sociedade. As atividades também estimulam o convívio social e a participação cidadã”, destacou.

O jovem Davi Galdino, de 15 anos, aluno da Escola Estadual Hércules Maymone, destacou que o programa o aproximou do sonho de cursar Direito e ajudou a perder a timidez. “Aprendi muito, principalmente sobre como investir e me expressar melhor”, afirmou.

Para a estudante Ana Clara Vieira Abreu, também de 17 anos, a experiência foi surpreendente: “Melhorei minha comunicação e linguagem corporal. Abriu meus horizontes”, disse. Já Maria Eduarda Jesus Amorim revelou que a aula “Profissão e Carreira” foi sua favorita. “Ano que vem pretendo trabalhar, e as dicas sobre comportamento no primeiro emprego me ajudaram muito”, explicou.

A transformação dos jovens também foi percebida pelas famílias. Letícia Vilalba, mãe do participante João Victor, destacou o impacto positivo do programa. “Meu filho era muito tímido, precisava se desenvolver. Ele mudou da água para o vinho! Aprendeu a se posicionar, a andar de ônibus e a tomar iniciativa. Ele entrou de um jeito e saiu transformado”, celebrou.

A terceira edição do “Jovem em Ação” foi viabilizada com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).

Com isso, a FMB anunciou que as inscrições para a quarta edição do programa, que serão abertas em 2025. Mais informações estão disponíveis no site, pelos telefones (67) 98166-0166 e (67) 98143-5679, e nas redes sociais da instituição.

Sobre a Fundação Manoel de Barros

Criada em 1998, a FMB é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento social, científico e tecnológico. A instituição atua com projetos que promovem educação, cultura e inclusão, com apoio de parceiros como Uniderp, Sebrae/MS, Energisa, Fundação Banco do Brasil, entre outros.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Arauco - Niver Inocencia Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Funsat: Foto Elias Campos
Oportunidade
Campo Grande tem 1.262 vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira
Funsat abre 1,2 mil vagas e faz seleção com entrevistas nesta terça
Oportunidade
Funsat abre 1,2 mil vagas e faz seleção com entrevistas nesta terça
Foto: Bruno Rezende
Oportunidade
Semana começa com 3.177 vagas de emprego abertas em Mato Grosso do Sul
A seleção será feita por análise de títulos e experiência profissional
Oportunidade
Processo seletivo abre vagas para motoristas de ambulância e transporte escolar na Capital
Sede da Funsat, em Campo Grande
Oportunidade
Sextou com mais de 1,3 mil vagas de emprego abertas nesta sexta-feira na Capital
Mais de 1,3 mil vagas estão abertas em Campo Grande nesta quinta-feira (26)
Oportunidade
Mais de 1,3 mil vagas estão abertas em Campo Grande nesta quinta-feira (26)
Foto: Elias Campos
Oportunidade
Funsat oferta 1.264 vagas nesta quarta-feira, além de 200 oportunidades exclusivas
Foto: Ilustrativa / PREFCG
Oportunidade
Prefeitura lança seleção para coveiro, pedreiro e outras funções com salário de até R$ 2,6 mil
carteira de trabalho
Oportunidade
Funsat abre oportunidades em 110 funções nesta terça-feira (24)
IFMS
Oportunidade
Inscrições para estágio no IFMS vão até 27 de março com bolsa de até R$788

Mais Lidas

UPA Leblon, em Campo Grande
Polícia
Mulher é abandonada pela família enquanto passava mal e morre em UPA de Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mãe se irrita com filha chorando atrás de chocolate e bate nela com vasilha no Lageado
Mulher morre atropelada por motocicleta na Avenida Cônsul Assaf Trad
Polícia
Mulher morre atropelada por motocicleta na Avenida Cônsul Assaf Trad
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 2/4/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 2/4/2026