Investigações da Polícia Federal (PL) revelaram que o então presidente da República Jair Bolsonaro redigiu, ajustou e “enxugou” a chamada “minuta do golpe”, um decreto que impediria a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e seu vice, Geraldo Alckmin, e convocaria novas eleições.
O documento aborda as investigações envolvendo um grupo de militares de elite que teria planejado um golpe de Estado em 2022 para impedir a posse de Lula e até mesmo assassinar o presidente eleito, além de apresentar a cronologia de atos criminosos que envolveriam Bolsonaro.
O ex-presidente teria se reunido com o comandante do Exército Brasileiro à época, general Estevam Cals Theofilo, no dia 9 de dezembro de 2022, com o objetivo de buscar apoio militar para consumar o golpe.
Segundo a PF, Bolsonaro foi responsável por redigir e ajustar “a minuta do ilegal Decreto golpista”, mediante a análise de mensagens encaminhadas por Mauro Cid para o general Freire Gomes, que na época atuava como comandante do Exército.
Em uma das mensagens enviadas pelo ajudante de ordens de Bolsonaro ao general Freire Gomes, ele afirma que o então presidente estaria sofrendo “pressões para tomar uma medida mais pesada”, com o uso das forças armadas, por parte de “deputados”.
Além disso, a investigação aponta que o presidente “enxugou o decreto” e o tornou “mais resumido”.
“A análise e alterações realizadas pelo então Presidente da República JAIR MESSIAS BOLSONARO na denominada “minuta do golpe” são apontadas pela Policia Federal na Pet 12.100/DF, que gerou a prevenção para distribuição desta Pet 13.236/DF, na qual se verificou que mensagens encaminhadas por MAURO CID para o General FREIRE GOMES, então Comandante do Exército, sinalizaram que o então Presidente JAIR MESSSIAS BOLSONARO estava redigindo e ajustando a minuta do ilegal Decreto golpista e já buscando o respaldo do General ESTEVAM THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA, tudo a demonstrar que atos executórios para um golpe de Estado estavam em andamento”, diz o documento da PF.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Homem é preso após sequestrar o filho de 3 anos em Guia Lopes da Laguna

Homem morre duas semanas depois de se acidentar em Naviraí

Pedestre morre dias depois de ser atropelado por moto em Antônio João

Em depressão após separar da esposa, homem é encontrado morto em Dourados

Trabalhadores rurais são socorridos após ônibus tombar em Jateí

Homem é preso ao ser flagrado 'descabelando o palhaço' no meio da rua em Dourados

'Fiz cagada': Motociclista arruaceiro é parado na bala pela PM no Jardim Leblon

Ministério Público investiga demora no atendimento dermatológico na rede pública

Jovem é preso horas depois de roubar farmácia em Ribas do Rio Pardo
