Menu
Menu
Busca quarta, 11 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Política

Câmara pede que STF decida sobre andamento de pedido de impeachment de Temer

12 dezembro 2016 - 16h14Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, pediu hoje (12) que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)  julgue a decisão do ministro Marco Aurélio, que determinou a instalação de uma comissão destinada a analisar o impeachment do presidente da República, Michel Temer.

A decisão do ministro foi tomada há oito meses, mas até o momento os líderes partidários não indicaram os representantes da comissão. Na semana passada, Marco Aurélio enviou um ofício a Rodrigo Maia para questionar a falta de instalação da comissão.

Em petição enviada ao Supremo, Maia pediu rapidez na decisão da Corte. "Levando em conta o elevado ônus institucional acarretado pela instauração de procedimento destinado a autorizar a abertura de processo de impeachment em desfavor do presidente da República, e considerando que a medida liminar deferida completa oito meses de vigência, esta presidência solicita o apoio de Vossa Excelência, em havendo possibilidade, levar a matéria a julgamento do pleno desse tribunal até o encerramento deste ano judiciário ou, alternativamente, o mais brevemente possível", disse o presidente.

Em abril, o ministro determinou ao então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, abertura de processo de impeachment contra Temer, apresentado pelo advogado Mariel Marley Marra. Após a decisão, Cunha enviou ofício aos líderes partidários solicitando a indicação dos membros da comissão do impeachment de Temer, mas alguns partidos não indicaram os nomes e a comissão não foi instalada.

No primeiro recurso apresentado ao Supremo, os advogados da Câmara argumentaram que Temer, então vice-presidente, não pode ser responsabilizado pelos decretos que assinou sobre abertura de créditos suplementares. Segundo eles, Temer apenas deu continuidade às iniciativas da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Karime Xavier/Folhapress
Política
Deputados votam PL que muda a responsabilidade da isenção de ICMS a templos religiosos
Presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro
Política
Deputado solicita reforma integral da escola Hércules Maymone, na Capital
Parceria foca em capacitação, produção de conhecimento e fortalecimento da participação da população no Poder Legislativo
Política
Instituto de Direito e Escolas do Legislativo firmam parcerias para ampliar capacitações
Vereador Otávio Trad, presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento
Política
Com foco na Saúde e Infraestrutura, vereadores apresentam 317 emendas à LDO 2026
Foto: Ricardo Maia/Ascom
Política
Bandeirantes tem candidaturas do MDB, DC e PSD para eleição suplementar
Projeto é de autoria do deputado estadual João Henrique Catan (PL)
Política
CCJR vota pelo arquivamento de projeto para alfabetização digital de idosos em MS
Partidos pedem revisão de decisão do TRE-MS favorável a Adriane Lopes
Política
Partidos pedem revisão de decisão do TRE-MS favorável a Adriane Lopes
Lula discursou no evento
Política
Lula critica redução de apoio ao desenvolvimento de países mais pobres
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) durante sessão na Câmara
Justiça
Moraes determina prisão definitiva de Carla Zambelli
Bolsonaro
Justiça
STF inicia na segunda-feira interrogatórios de Bolsonaro e aliados por suposto plano de golpe

Mais Lidas

Ele foi assassinado no meio da rua
Polícia
JD1TV: 'Ferrugem' é morto a tiros no Los Angeles
JD1TV AGORA: Motociclista atropelada pedestres no Batistão; criança está entre as vítimas
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista atropelada pedestres no Batistão; criança está entre as vítimas
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 9/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 9/6/2025
Gêmeos Rafael Muler Passos e Alexandre Muler Passos, de 31 anos -
Polícia
Após quase 5 anos foragido, "Magrão" é preso por assassinato de irmãos gêmeos na Capital