O suplente a vereador da Câmara Municipal de Dourados, Everton Ribeiro (PL), foi multado por ‘propaganda eleitoral irregular’ contra o ex-prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), e apesar de ter recorrido a decião, teve o recurso negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE).
Alan Guedes representou contra a propaganda divulgada no Instagram do então candidato, que dizia que a cidade estava sendo 'maquiada'. “No ano de 2024, nos deparamos com esta situação: Dourados sendo maquiada para enganar a nossa população. Como é o caso do Centro Homeopático em Dourados. Estamos aqui em mais um ponto de Dourados, onde sofreu uma maquiagem. Aqui no Santo André, bairro ao qual onde eu cresci. Mais um ponto maquiado em Dourados. Pois é, população, não se deixe enganar”, dizia trecho da propaganda.
Conforme a decisão do juízo da 18ª Zona Eleitoral de Dourados, o teor da publicação configura propaganda eleitoral negativa, que vai contra a legislação eleitoral, que só admite a utilização da ferramenta do impulsionamento de conteúdo com o objetivo de trazer benefícios e promoções de candidatos ou suas agremiações.
Everton Ribeiro foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000,00.
O suplente entrou com recurso e alegou que o impulsionamento do conteúdo espeitou os critérios estabelecidos pela legislação eleitoral e não causou impacto significativo no equilíbrio do pleito.
A Justiça Eleitoral entendeu que na propaganda de Everton, o conteúdo impulsionado criticava diretamente a administração pública municipal, apresentando o prefeito como um gestor ineficiente e negou o recurso, mantendo a primeira decisão. “Embora críticas políticas sejam comuns no debate eleitoral, o uso de impulsionamento para ampliar o alcance de mensagens negativas é proibido por lei".
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Deputado destaca importância do investimento em segurança no Estado

Ex-vereador de Ribas deve devolver R$ 47 mil aos cofres públicos, diz TCE

Justiça Eleitoral impõe multa a políticos de Aral Moreira por almoço em aldeia

Ex-presidente da Assomasul é alvo do MP por suspeita de "farra das diárias"

STF forma maioria e Zambelli é condenada a 10 anos de prisão e perda do mandato

JD1TV: Nova secretaria da Capital aposta em inclusão para se aproximar da população

Projeto para proteger idosos contra fraudes eletrônicas tramita na Assembleia

Papy e demais vereadores esperam decisão dos líderes do PSDB em MS

Governo federal vai ressarcir vítimas de fraude no INSS, afirma Simone Tebet
