Os deputados estaduais aprovaram, durante a Ordem do Dia desta terça-feira (15), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o Projeto de Lei 289/2024, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que institui a Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) como ave símbolo de Mato Grosso do Sul.
“Essa foi uma solicitação da equipe da Fundação de Turismo do Estado [Fundtur-MS], diante do número crescente de turistas que vem ao estado e são observadores de aves. E também do trabalho feito para que essa ave saísse do rol de animais em extinção. Quando se quer realmente, a gente pode recuperar e preservar vidas, não só das aves, mas, dos seres humanos”, relatou o deputado,
Além disso, os deputados também aprovaram outros três projetos, incluindo o Projeto de Lei 2/2025, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB), que define deficiência auditiva e estabelece valor referencial da limitação auditiva, e também altera a Lei 3.181, de 21 de fevereiro de 2006, a Política Estadual para Promoção e Integração Social da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais.
Também foram aprovadas, em segunda discussão, duas outras propostas, sendo elas o Projeto de Lei Complementar 2/2025, de autoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que altera a Lei Complementar 72, de 18 de janeiro de 1994, que institui norma de transição em relação ao prazo de restrição para promoção e remoção na carreira do Ministério Público, em adequação às mudanças trazidas nas regras de mobilidade com a Lei Complementar 313, de 7 de julho de 2023.
Segue para sanção o Projeto de Lei 49/2025, de autoria do deputado Paulo Corrêa (PSDB), que institui o “Dia S” de valorização e reconhecimento ao Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/IPF e Sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Fecomercio-MS).
“Agradeço aqui aos votos que aprovaram a matéria em meu nome, e aqui aproveito para agradecer em nome do seu Edison Ferreira de Araújo, presidente da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul [Fecomércio-MS]”, comentou o deputado.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Chefes dos Três Poderes destacam legado do papa Francisco

Em 7º dia de UTI, Bolsonaro tem pressão controlada; confira o boletim

Naiane Bittencourt é escolhida presidente do PL Mulher em MS

Câmara tenta validar título de Polícia Municipal à Guarda Civil de Campo Grande

Títulos eleitorais que não forem regularizados até maio podem ser cancelados

Justiça nega recurso de diretório do PSDB contra ex-candidato em Aquidauana

Após pressão, governo deve adiar norma sobre medidas de saúde mental no trabalho

Por pagar até R$ 10 mil a cabo eleitoral, candidato em Campo Grande é condenado

Conversão de multa em advertência segue para sanção
