A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi escolhida nesta terça-feira (10), ao lado de outras seis personalidades mundiais, para receber o Prêmio Campeões da Terra, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento às ações em defesa das pessoas e do planeta.
O anúncio aconteceu em Nairóbi, a Capital do Quênia, onde se encontra a sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
“Reconhecimentos que valorizem e disseminem o nosso saber são extremamente importantes, como é o caso deste prêmio Campeões da Terra. Agradeço ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente pela premiação e pela parceria nessa trajetória pela preservação da biodiversidade", disse a ministra logo após receber a condecoração.
Além de Sonia Guajajara, também recebem o prêmio Amy Bowers Cordalis, defensora indígena dos Estados Unidos, Gabriel Paun, defensor ambiental romeno e fundador da ONG Agent Green, Lu Qi, cientista chinês especializado em reflorestamento, Madhav Gadgil, ecologista indiano que promove a biodiversidade, e a Sekem, uma iniciativa de agricultura sustentável no Egito.
Para Guajajara, o prêmio reforça a responsabilidade e o compromisso indígena com a defesa do planeta e meio ambiente, além da conscientização das pessoas. “Nossos modos de vida são baseados no respeito à Mãe Terra, no respeito à natureza e a todos os seres que partilham esse tempo e espaço conosco, seres humanos, na prevalência dos interesses coletivos em relação aos interesses individuais, no cuidado e na vivência em comunidade”, afirmou a ministra.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

STF forma maioria e Zambelli é condenada a 10 anos de prisão e perda do mandato

JD1TV: Nova secretaria da Capital aposta em inclusão para se aproximar da população

Projeto para proteger idosos contra fraudes eletrônicas tramita na Assembleia

Papy e demais vereadores esperam decisão dos líderes do PSDB em MS

Governo federal vai ressarcir vítimas de fraude no INSS, afirma Simone Tebet

Soraya assina pedido de criação da CPI do INSS

Paulo Duarte solicita ampliação do Ceinf Elza Francisca de Souza Maciel

Investigação apura se ex-prefeito de Bandeirantes usou veículo público de forma irregular

JD1TV: Ex-candidato a vereador e prefeito de Porto Murtinho trocam agressões e ofensas
