Menu
Menu
Busca segunda, 23 de junho de 2025
Saúde

Brasil e Venezuela lideram números de casos de sarampo nas Américas

Ao todo, mais de 5 mil casos foram registrados nos continentes

21 agosto 2018 - 13h17Da redação, com informações da Agência Brasil

O número de casos confirmados de sarampo na região das Américas mais que dobrou em um mês. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 11 países do continente notificaram 5.004 casos confirmados da doença este ano: Antígua e Barbuda (1), Argentina (8), Brasil (1.237, incluindo seis mortes), Canadá (19), Colômbia (60), Equador (17), Estados Unidos (107), Guatemala (1), México (5), Peru (4) e Venezuela (3.545, incluindo 62 óbitos). Até 20 de julho, os mesmos países haviam confirmado 2.472 casos.

“Tendo em vista a velocidade de propagação da doença pela região, a Opas ampliou as recomendações que já vinham sendo feitas aos países. Entre elas, aumentar a cobertura vacinal e fortalecer a vigilância epidemiológica, a fim de aumentar a imunidade da população e detectar/responder rapidamente a casos suspeitos de sarampo”, informou a entidade, por meio de comunicado.

Na nota, o organismo internacional orienta ainda que, durante surtos, seja estabelecido um manejo correto de casos intra-hospitalares para evitar a transmissão nas próprias unidades de saúde, com um fluxo adequado de pacientes para salas de isolamento – evitando o contato com outros pacientes em salas de espera e/ou locais de internação.

Outras recomendações da Opas:

- Vacinar a população para manter uma cobertura homogênea de 95% com a primeira e a segunda dose da Tríplice Viral em todos os municípios;
- Vacinar populações em risco (sem comprovação de vacinação ou imunidade contra sarampo e rubéola), como profissionais de saúde, pessoas que trabalham com turismo e transporte (hotelaria, aeroportos, motoristas de táxi) e viajantes internacionais;
- Manter uma reserva de vacinas contra sarampo e rubéola e de seringas para controle de casos importados em cada país da região;
- Fortalecer a vigilância epidemiológica para detecção oportuna de todos os casos suspeitos de sarampo e garantir que as amostras sejam recebidas por laboratórios até cinco dias após serem tomadas;
- Fornecer resposta rápida aos casos importados de sarampo, com o objetivo de evitar o restabelecimento da transmissão endêmica (que existe de forma contínua e constante dentro de uma determinada região).
- Identificar fluxos migratórios do exterior (chegada de estrangeiros) e fluxos internos (movimentos de grupos populacionais) em cada país, a fim de facilitar o acesso aos serviços de vacinação, de acordo com os calendários nacionais de imunização.

Brasil

O Ministério da Saúde promove até o dia 31 deste mês a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo. A meta é imunizar pelo menos 95% de 11,2 milhões de crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos, independentemente da situação vacinal delas, e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira. Até nesta segunda-feira (20), metade do público-alvo havia sido vacinada.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Escala: Confira disponibilidade médica nas UPAS e CRSs desta sexta
Saúde
Escala: Confira disponibilidade médica nas UPAS e CRSs desta sexta
JD1TV: Mês de conscientização do lipedema chama atenção para doença pouco diagnosticada
Saúde
JD1TV: Mês de conscientização do lipedema chama atenção para doença pouco diagnosticada
Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado
Saúde
Campo Grande terá plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado
Unidades terão atendimento noturno
Saúde
Com Campo Grande na lista, 46 cidades terão atendimento noturno nas UBS
Casa da Saúde, em Campo Grande
Saúde
Casa da Saúde fecha no feriadão e remédios podem ser retirados até quarta
Divulgação/MS
Saúde
Estados e Municípios podem aderir ao Mais Médicos Especialistas até 30 de junho
Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado
Saúde
Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado
Vacina segue sendo melhor 'remédio' contra a gripe
Saúde
MS segue com alta incidência de hospitalizações por síndrome respiratória, aponta Fiocruz
Casa da Saúde, em Campo Grande
Saúde
Casa da Saúde fecha durante feriado de Santo Antônio
Reprodução
Saúde
Gripe: Capital tem plantão de vacinação em três pontos neste fim de semana; confira

Mais Lidas

Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Depac Dourados
Polícia
Mãe sobe no telhado de casa para não ser morta pelo filho de 13 anos em Dourados
Movimentação policial no local da ocorrência
Polícia
Auxiliar de marceneiro é alvo de 11 tiros em tentativa de execução no Jd. Aeroporto
Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim