Menu
Menu
Busca terça, 17 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Saúde

Secretaria de Saúde realizará cirurgias de fenda labial e varizes

Valor disponível de mais de R$ 3 milhões de recursos federais tem previsão de execução entre os meses de novembro de 2023 a abril de 2024

27 novembro 2023 - 15h28Caroliny Martins, com SES/MS    atualizado em 27/11/2023 às 15h32

O Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’ abriu para adesão a dois tipos de novos procedimentos cirúrgicos eletivos: para atendimento à pacientes com fissura labiopalatina e procedimento para aplicação de espuma em varizes.

A proposta é direcionada aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. A Resolução publicada no Diário Oficial do Estado apresenta o valor disponível de R$ 3.207.600,00 de recursos federais com previsão de execução do projeto entre os meses de novembro de 2023 a abril de 2024.

O atendimento a pacientes com fissura labiopalatina se torna uma novidade no Estado, considerando que quem precisa deste serviço, antes era encaminhado de forma ambulatorial de Campo Grande (MS) à cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo, para a realização de cirurgia. O que dentro do projeto ‘MS Saúde’ não será mais preciso com a realização do procedimento na Capital.

Para a superintendente de Gestão Estratégica e coordenadora do Projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’ da SES-MS, Maria Angélica Benetasso. “Dentro do levantamento prévio realizado para a execução desta especialidade, nós identificamos 294 pacientes fissurados que estão prontos para serem operados no Estado”.

O tratamento completo para esta anomalia de acometimento craniofacial é multidisciplinar onde requer equipe de profissionais especializados nas áreas de enfermagem, fonoaudiologia, odontopediatria, ortodontia, otorrinolaringologia, pediatria, neuropediatria, psicologia e serviço social, sendo o tratamento oferecido para todas as faixas etárias visando à integração, reabilitação e inserção na vida social e comunitária.

A iniciativa tem o apoio da Funcraf (Fundação para o Estudo das Deformidades Craniofaciais).

“Nós estamos muito felizes com esta notícia. É muito importante para os familiares e para a Funcraf esta ação uma vez que estávamos enfrentando dificuldades para a realização destas cirurgias. Hoje, nós temos uma grande demanda de pacientes que estão no aguardo destas cirurgias no Estado. E temos certeza que com a publicação desta resolução, muitas mães ficarão felizes com a inclusão destas cirurgias no projeto da Secretaria de Estado de Saúde. É o Estado olhando para nossa demanda e ajudando tanto a quem necessita destas cirurgias”, diz Anna Claudia Jorge Amaral, responsável técnica pelo Departamento de Fissura Labiopalatina da Funcraf, em Campo Grande.

“Os recursos estão disponibilizados pela União e organizado para a execução das cirurgias. Mas antes precisamos que os municípios assim como os estabelecimentos de saúde façam a adesão ao projeto do ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’”, ressalta Maria Angélica.

Adesão

A adesão juntamente com a estimativa de quantidade de procedimentos a serem executados/mês deverão ser encaminhadas à SES/MS pelo email: ms.saude.2023@gmail.com para aprovação.

O período para que os municípios e os estabelecimentos de saúde contratualizados/contratados pelo SUS têm para aderir a nova proposta será de cinco dias úteis, a contar da data desta publicação realizada em Diário Oficial.

Assim, dentro da nova proposta da especialidade de cirurgia das vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço estão inclusas 59 tipos de procedimentos, sendo labioplastia em paciente com anomalia crânio e bucomamaxilofacial, septoplastia em paciente com anomalia crânio e bucomaxilofacial, reconstrução total de lábio em paciente com anomalia crânio e bucomaxilofacial, dentre outros.

Já para a cirurgia do aparelho circulatório, com o procedimento de aplicação de espuma em varizes, estão dois tipos de procedimento sendo o tratamento esclerosante não estético de varizes dos membros inferiores (unilateral) e tratamento esclerosante não estético de varizes dos membros inferiores (bilateral).

MS Saúde

O projeto ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’ ocorre em 33 municípios que já iniciaram procedimentos para reduzir filas no Estado. Diversos procedimentos cirúrgicos foram realizados nas especialidades de cirurgia geral, oftalmológica, vascular, ortopédica, otorrinolaringologia, urológica e ginecológica.

O projeto prevê que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios que vão garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas em diversas especialidades.

Também estão previstas a realização de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande promove plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado
Saúde
Campo Grande promove plantão de vacinação contra gripe durante feriado prolongado
Unidades terão atendimento noturno
Saúde
Com Campo Grande na lista, 46 cidades terão atendimento noturno nas UBS
Casa da Saúde, em Campo Grande
Saúde
Casa da Saúde fecha no feriadão e remédios podem ser retirados até quarta
Divulgação/MS
Saúde
Estados e Municípios podem aderir ao Mais Médicos Especialistas até 30 de junho
Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado
Saúde
Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos durante o todo sábado
Vacina segue sendo melhor 'remédio' contra a gripe
Saúde
MS segue com alta incidência de hospitalizações por síndrome respiratória, aponta Fiocruz
Casa da Saúde, em Campo Grande
Saúde
Casa da Saúde fecha durante feriado de Santo Antônio
Reprodução
Saúde
Gripe: Capital tem plantão de vacinação em três pontos neste fim de semana; confira
Agente de saúde
Saúde
Seleção pública oferece 500 vagas para médicos de família e comunidade
Foto: JD1
Saúde
Saúde e Bem-Estar debate vantagens da medicina esportiva com especialista

Mais Lidas

Viatura Polícia Militar
Polícia
AGORA: Homem morre ao trocar tiros com a Força Tática da PM em Campo Grande
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Polícia
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Polícia
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/6/2025