Menu
Menu
Busca domingo, 16 de junho de 2024
Governo - Vazio sanitario Jun24
Turismo

De MS, 'Lagoa Misteriosa' ganha reconhecimento nacional

Localizada na Serra da Bodoquena, em Jardim, o lugar encanta pela profundidade e pelas águas límpidas de tom azul

19 abril 2024 - 15h03Brenda Leitte

Um dos principais atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa, localizada na Serra da Bodoquena, em Jardim, foi reconhecida como RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) nesta semana. Conforme publicado no Diário Oficial da União, a área passa a ser de proteção ambiental e deve ser preservada para sempre.

As RPPNs funcionam como unidades de conservação criadas voluntariamente em áreas particulares pelos próprios proprietários de terra. No entanto, ser um RPPN não impacta o atrativo turístico e nem o empreendimento.

Sobre a Lagoa

Com "mistérios" que até hoje não foram revelados, mas que dão o charme da 7ª caverna inundada mais profunda do Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, como a real profundidade, além das duas espécies de peixes que até hoje não se sabe ao certo como foram parar nas águas cravadas no meio de uma dolina.

A caverna inundada que do alto parece apenas um pequeno lago azul, ao se aproximar, é possível observar que este é formado pelo afundamento de uma rocha. Outro mistério que pairava na região, era que antigamente a população considerava o local mal-assombrado, por causa dos barulhos feitos pelo vento, parecidos com uivos, o que não se passa de uma lenda.

Pesquisadores descobriram que o mistério da Lagoa Misteriosa é bem mais intenso. Mergulhadores já alcançaram 200 metros de profundidade do local e ainda não encontraram o fundo. Os visitantes descem acompanhados por instrutores e não chegam até essa profundidade e todos ficam maravilhados com a vista azul permitida pela água límpida.

Espécies misteriosas

Quanto às duas espécies de peixes, sendo essas o lambari e muçum, o guia de turismo João Gomes, que mora e trabalha na região, explica teorias ditas por professores que realizaram pesquisas no atrativo.

A primeira, é que ovos desses peixes poderiam ficar grudados nos pés da ave Martin Pescador que foi até em um rio nas proximidades e quando retornou ao lago, esses [ovos] eclodiram gerando novos peixes que se habituaram nas águas da caverna inundada.

Outra teoria, é que a mesma ave teria engolido peixes dessas espécies e os ovos conseguiram resistir passando pelo sistema digestivo e na lagoa, essas aves ao defecar, em contato com a água, esses ovos se eclodiram gerando novos peixinhos.

"Um professor especialista em peixe disse que há uma grande possibilidade nessa segunda teoria, porque os ovos conseguem sobreviver em ambiente ácido que é o intestino do pássaro até ser liberado em outro ponto, no caso, na água da lagoa", explicou o guia ao g1.

Turismo

A visitação turística na Lagoa Misteriosa oferece as atividades de trilha e flutuação, mergulho com cilindro e mergulho técnico. As reservas para o passeio podem ser feitas através das agências de turismo dos municípios Jardim e Bonito, em Mato Grosso do Sul.

*Com informações do portal g1.

 

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Gruta do Lago Azul em Bonito
Turismo
Bonito tem queda no Turismo em 2024, aponta levantamento
Mato Grosso do Sul participa da primeira etapa, na cidade de Mendoza, na Argentina, iniciada segunda-feira (13)
Turismo
Roadshow de turismo na Argentina estreita laço de MS com o mercado sul-americano

Mais Lidas

IMAGENS FORTES: mulher morre após ser devorada por rottweilers em casa de prostituição
Polícia
IMAGENS FORTES: mulher morre após ser devorada por rottweilers em casa de prostituição
JD1TV: Jovens morrem ao caírem de 12 metros de altura enquanto esperavam show em boate
Internacional
JD1TV: Jovens morrem ao caírem de 12 metros de altura enquanto esperavam show em boate
À polícia, homem contou que disparo foi acidental, versão que é contestada por amigos da vítima
Polícia
Homem que deu tiro na cabeça de esposa passou em bar antes de voltar para local do crime
Vítima, que era pessoa com deficiência, não tinha família na Capital e era próxima dos vizinhos
Polícia
Marido de mulher baleada na cabeça já havia quebrado perna da vítima