Foi inaugurada nesta sexta-feira (04) uma ponte de concreto armado com 240 metros de comprimento e 10,80 metros de largura sobre o Rio Miranda, na localidade do Passo do Lontra, entre as cidades de Corumbá e Miranda. A ponte é chamada "Alfredo Zamlutti". A estrutura vai substituir a antiga ponte de madeira de três metros acima do nível do rio que por muitos anos ficou sujeita à inundação na época de cheia. A nova ponte tem 7,40 metros de altura sobre o leito em relação à cheia máxima do Rio Miranda. Os investimentos para a construção da ponte de concreto na Estrada Parque somaram R$ 16,4 milhões, por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo e contrapartida de cerca de R$ 8 milhões do governo do Estado. As obras começaram no mês de abril de 2010.
A construção da ponte, além da segurança em relação à altura, vai propiciar também a passagem de embarcações que não podiam trafegar com a antiga ponte de madeira. E é esta dimensão lateral da estrutura que surpreende os turistas e moradores da região. O vão é de 100 metros de largura de margem a margem. A ponte foi construída sem pilares centrais - geralmente utilizados para suportar grandes estruturas. O projeto contou com o método de “balanço sucessivo sobre apoios deslizantes”, que é executado em pontes e viadutos com vãos maiores.
Turismo e desenvolvimento
Para turistas que chegam a partir do Buraco das Piranhas, na BR-262, entre as cidades de Miranda e Corumbá, a ponte está localizada a cerca de 10 quilômetros na rodovia MS-184. Ao longo da Estrada Parque Pantanal, o turista encontra hotéis, pousadas, campings e pesqueiros que oferecem diversas opções de lazer, além de restaurantes e vilarejos onde se concentram famílias de pescadores. Para contemplar as belezas naturais, o turismo na região está garantido, mesmo com o período das cheias. Além do turismo, a ponte vai possibilitar o escoamento da produção local, assim como trazer mais segurança para o transporte de caminhões pesados.
Homenageado
A ponte de concreto sobre o Rio Miranda é denominada "Alfredo Zamlutti". O homenageado trabalhou a maior parte da sua vida como pecuarista e banqueiro. Alfredo Zamlutti foi o fundador do grupo Financial, cujo banco existiu por 46 anos. As empresas do grupo financeiro chegaram a ter cinco mil funcionários, conforme seus familiares. O empresário faleceu no dia 18 de setembro de 1989.
Via Notícias MS
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Gustavo Feliciano toma posse como ministro do Turismo

Mato Grosso do Sul consolida 2025 com 'bagagem' de prêmios no turismo






