Menu
Menu
Busca quarta, 22 de maio de 2024
Camara Maio24 - TV camara
Turismo

Referência em turismo, MS vai participar da reestruturação brasileira no setor

A marca forte do turismo Sul-mato-grossense representa toda a relevância que o setor conquistou nos últimos anos

11 fevereiro 2023 - 14h11Brenda Leitte, com Gov MS

Isto é Mato Grosso do Sul. A marca forte do turismo Sul-mato-grossense representa toda a relevância que o setor conquistou nos últimos anos frente ao mercado nacional e internacional, trabalho que colocou o Estado como referência. Agora, MS vai auxiliar o Brasil na reestruturação de sua marca no mercado.

O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, passou nesta semana dois dias em Brasília (DF) para participar da 103ª reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) e também de agenda com o atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

"O Freixo nos elogiou, gostou de ver o nosso trabalho, o planejamento que fizemos nesses últimos anos buscando a consolidação de Mato Grosso do Sul como referência internacional de turismo. Vamos liderar em conjunto com outros estados essa retomada da marca brasileira para o mercado fora do país", comentou Bruno.

Na próxima terça-feira (14), Wendling retornará à Brasília para mais uma ação que faz parte da reconstrução da estratégia de mercado do turismo brasileiro: o relançamento da Marca Brasil, criado na década de 2000 dentro do Plano Aquarela, encabeçado pelo catalão Josep Chias, uma das maiores referências em marketing turístico do mundo.

Plano Nacional

Já quanto ao turismo interno, brasileiro, Wendling destaca também que Mato Grosso do Sul terá voz ativa na construção do Plano Nacional de Turismo, instrumento quadrienal para balizar as ações do setor, no caso, entre os anos de 2023 e 2027. Ali, há foco no turismo como um todo, diferente da Embratur, que como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, atua apenas no mercado fora do país.

"A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, foi à Fornatur e segundo ela os estados vão participar dessa construção, via o próprio Fórum, que ganhou bastante espaço nos últimos anos. Essa construção deve acontecer nos próximos 60 dias", explicou Bruno.

O diretor-presidente avalia ainda que é fundamental a participação das instituições regionais nessa elaboração do plano. "São políticas que estão nos estados e nos municípios que podem contribuir ativamente. Por isso é importante que haja diálogo".

Estratégia consolidada

Wendling destaca também que Mato Grosso do Sul possui atualmente um planejamento e estratégias consolidadas, assim como sua marca, no turismo, garantindo assim independência das ações federais. Contudo, o fortalecimento do país é uma peça que contribui para o crescimento regional dos negócios de turismo.

"A gente já tem a nossa estratégia desenvolvida. Essa nossa participação é um olhar coletivo, de contribuição para o Brasil retomar seu projeto e recolocar sua marca no cenário internacional", concluiu o titular da Fundtur.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Gruta do Lago Azul em Bonito
Turismo
Bonito tem queda no Turismo em 2024, aponta levantamento
Mato Grosso do Sul participa da primeira etapa, na cidade de Mendoza, na Argentina, iniciada segunda-feira (13)
Turismo
Roadshow de turismo na Argentina estreita laço de MS com o mercado sul-americano
Coleta de doações para o Rio Grande do Sul
Brasil
JD1TV: CTG da Capital envia seis carretas com doações para o RS e prepara mais levas
Lagoa Misteriosa é conhecida pela sua beleza, transparência e profundidade
Turismo
De MS, 'Lagoa Misteriosa' ganha reconhecimento nacional

Mais Lidas

Francisco Jr. foi socorrido em estado grave e levado para uma unidade de saúde
Polícia
JD1TV: Moto de influenciador da Capital explode em acidente na BR-060, em Sidrolândia
Rapper morr3 após atirar na cabeç4 ao gravar vídeo; assista
Geral
Rapper morr3 após atirar na cabeç4 ao gravar vídeo; assista
O motociclista foi carbonizado durante a colisão
Polícia
Pneu estourado teria causado acidente que matou motociclista carbonizado na BR-163
Vereador Lívio Leite
Justiça
Vaga de Claudinho Serra na Câmara será de Dr. Lívio