Menu
Menu
Busca terça, 08 de julho de 2025
Brasil

Bolsonaro anuncia 13º do Bolsa Família na semana que vem

Medida está entre as metas dos primeiros 100 dias de governo

05 abril 2019 - 07h15Agência Brasil    atualizado em 05/04/2019 às 08h51

O presidente Jair Bolsonaro confirmou na quinta-feria (4) que o governo pagará o 13º benefício do Bolsa Família no final deste ano. A medida está entre as metas dos primeiros 100 dias de governo e será oficialmente anunciada na próxima semana, em um evento no Palácio do Planalto.

"O 13º do Bolsa Família será anunciado na semana que vem, para atingir diretamente os mais necessitados. O recurso virá do combate a fraude [no programa]", afirmou Bolsonaro, durante transmissão ao vivo em sua página no Facebook.

Na live, o presidente estava acompanhado dos ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). A transmissão semanal, que começou às 19h, durou pouco mais de 27 minutos.

O custo total com o pagamento extra do benefício de combate à miséria será de R$ 2,5 bilhões, como já havia estimado o ministro da Cidadania, Osmar Terra. O Bolsa Família é pago a mais de 13 milhões de famílias pobres do país.

100 dias

Segundo Bolsonaro, o governo cumprirá praticamente todas as metas que estavam previstas para os primeiros 100 dias de governo.

"Semana que vem estaremos aqui entrando no centésimo dia [de governo]. Cada ministro tem sua meta a ser atingida. Pelo que vi até agora, 95% da meta vai ser atingida, o 5% restante [será] parcialmente atingida. Estamos lutando para ver se a gente cumpre 100% da meta", disse.

Pacote

Bolsonaro e Moro também comentaram, durante a transmissão, a tramitação do pacote anticrime apresentado pelo governo em fevereiro. O projeto prevê alterações em 14 leis, como Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Execução Penal, Lei de Crimes Hediondos, Código Eleitoral, entre outros.

O objetivo, segundo o ministro, é endurecer o combate a crimes violentos, como o homicídio e o latrocínio, e também contra a corrupção e as organizações criminosas.

"O projeto ele foca basicamente o crime organizado, crime violento e corrupção. Ele endurece o tratamento penal para esses crimes, mas além disso traz meio de investigação mais eficazes, para esses tipos de crime, e ele tenta destravar a legislação processual. Não adianta nada endurecer a pena, se o processo não funciona. Então, o processo tem que chegar a um fim em um tempo razoável", afirmou Moro.

De acordo com o presidente Bolsonaro, há compromisso dos presidentes da Câmara e do Senado em acelerar a tramitação da medida. "Quem decide a pauta na Câmara e no Senado são, respectivamente, o deputado Rodrigo Maia e o senador Davi Alcolumbrepor parte deles, não há qualquer objeção para a tramitação desse projeto. Se Deus quiser, brevemente teremos uma legislação que endureça a pena para quem pratica crimes graves e dificulte a progressão, a saída mais cedo depois de começar a cumprir a pena", assegurou.

Operação

Outro tema abordado durante a live do presidente foi a Operação Luz da Infância, de combate aos crimes de abuso sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes, deflagrada no último dia 28 de março pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo o ministro Sergio Moro, ela inaugurou uma série de operações integradas, entre governo federal e forças de segurança estaduais no combate ao crime organizado. "O que funciona é integrar as atividades da polícia, para agirem juntos em inteligência e operações contra essa criminalidade mais complexa", cou. 

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sede da Anvisa
Brasil
Anvisa suspende vendas de azeite, molho e polpa de fruta
Lula discursa na Cúpula dos Chefes de Estado do BRICS
Brasil
Durante Cúpula do BRICS, Lula propõe revisão de cotas no Fundo Monetário Internacional
Ex-mulher de 'Nem da Rocinha' é presa após dar à luz em hospital no Rio de Janeiro
Brasil
Ex-mulher de 'Nem da Rocinha' é presa após dar à luz em hospital no Rio de Janeiro
Cheia histórica do Rio Negro afeta mais de 530 mil pessoas no Amazonas
Brasil
Cheia histórica do Rio Negro afeta mais de 530 mil pessoas no Amazonas
Brics acontece no Rio de Janeiro
Brasil
Lula diz que Brics é fiador de um futuro promissor
Raíto Santana/Embratur
Brasil
Dois anos adiantado, Brasil chega a 77,3% da meta do Plano Nacional de Turismo
Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal
Justiça
Judiciário inicia recesso e suspende prazos processuais
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Brasil
Segunda edição do Concurso Nacional Unificado acumula 100 mil inscrições em 24 horas
Turista brasileira Juliana Marins
Brasil
Corpo de Juliana Marins será velado e cremado nesta sexta em Niterói
Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo
Brasil
Portaria autoriza nomeação de 93 aprovados no Concurso Público Nacional Unificado

Mais Lidas

Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
Polícia
Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
O caso aconteceu em Campo Grande
Cidade
Lanche com escargot? Campo-grandense recebe lanche com caramujo de restaurante no Caiobá
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Pais encontram filho morto dentro de casa após estranhar sumiço na Vila Margarida
Foto: Reprodução
Internacional
JD1TV: Homem tenta impressionar amigos e morre ao saltar de cabeça em piscina rasa