Menu
Menu
Busca quinta, 16 de janeiro de 2025
Senar Curs Tecnico - Jan24
Brasil

Bolsonaro anuncia 13º do Bolsa Família na semana que vem

Medida está entre as metas dos primeiros 100 dias de governo

05 abril 2019 - 07h15Agência Brasil    atualizado em 05/04/2019 às 08h51

O presidente Jair Bolsonaro confirmou na quinta-feria (4) que o governo pagará o 13º benefício do Bolsa Família no final deste ano. A medida está entre as metas dos primeiros 100 dias de governo e será oficialmente anunciada na próxima semana, em um evento no Palácio do Planalto.

"O 13º do Bolsa Família será anunciado na semana que vem, para atingir diretamente os mais necessitados. O recurso virá do combate a fraude [no programa]", afirmou Bolsonaro, durante transmissão ao vivo em sua página no Facebook.

Na live, o presidente estava acompanhado dos ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). A transmissão semanal, que começou às 19h, durou pouco mais de 27 minutos.

O custo total com o pagamento extra do benefício de combate à miséria será de R$ 2,5 bilhões, como já havia estimado o ministro da Cidadania, Osmar Terra. O Bolsa Família é pago a mais de 13 milhões de famílias pobres do país.

100 dias

Segundo Bolsonaro, o governo cumprirá praticamente todas as metas que estavam previstas para os primeiros 100 dias de governo.

"Semana que vem estaremos aqui entrando no centésimo dia [de governo]. Cada ministro tem sua meta a ser atingida. Pelo que vi até agora, 95% da meta vai ser atingida, o 5% restante [será] parcialmente atingida. Estamos lutando para ver se a gente cumpre 100% da meta", disse.

Pacote

Bolsonaro e Moro também comentaram, durante a transmissão, a tramitação do pacote anticrime apresentado pelo governo em fevereiro. O projeto prevê alterações em 14 leis, como Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Execução Penal, Lei de Crimes Hediondos, Código Eleitoral, entre outros.

O objetivo, segundo o ministro, é endurecer o combate a crimes violentos, como o homicídio e o latrocínio, e também contra a corrupção e as organizações criminosas.

"O projeto ele foca basicamente o crime organizado, crime violento e corrupção. Ele endurece o tratamento penal para esses crimes, mas além disso traz meio de investigação mais eficazes, para esses tipos de crime, e ele tenta destravar a legislação processual. Não adianta nada endurecer a pena, se o processo não funciona. Então, o processo tem que chegar a um fim em um tempo razoável", afirmou Moro.

De acordo com o presidente Bolsonaro, há compromisso dos presidentes da Câmara e do Senado em acelerar a tramitação da medida. "Quem decide a pauta na Câmara e no Senado são, respectivamente, o deputado Rodrigo Maia e o senador Davi Alcolumbrepor parte deles, não há qualquer objeção para a tramitação desse projeto. Se Deus quiser, brevemente teremos uma legislação que endureça a pena para quem pratica crimes graves e dificulte a progressão, a saída mais cedo depois de começar a cumprir a pena", assegurou.

Operação

Outro tema abordado durante a live do presidente foi a Operação Luz da Infância, de combate aos crimes de abuso sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes, deflagrada no último dia 28 de março pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo o ministro Sergio Moro, ela inaugurou uma série de operações integradas, entre governo federal e forças de segurança estaduais no combate ao crime organizado. "O que funciona é integrar as atividades da polícia, para agirem juntos em inteligência e operações contra essa criminalidade mais complexa", cou. 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ex-presidente Jair Bolsonaro
Política
PGR é contra liberação do passaporte de Bolsonaro para viagem aos EUA
O programa foi lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Brasil
Lula lança 'Mais Professores para o Brasil' e pagará R$ 1.050 a estudantes de licenciatura
Nora suspeita de envenenar bolo, levou pastel para a sogra internada
Brasil
Nora suspeita de envenenar bolo, levou pastel para a sogra internada
Vacina contra doença
Saúde
São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em humano em 2025
Foto: Folha de São Paulo
Brasil
Publicado reajuste de benefícios e contribuição do INSS
Oito pessoas morreram em deslizamentos de terra registrados em vários pontos da cidade
Brasil
Temporal em Minas Gerais deixa 7 mortos e 4 desaparecidos
Polícia prende suspeito de matar membros do MST em assentamento
Brasil
Polícia prende suspeito de matar membros do MST em assentamento
PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST
Brasil
PF instaurará inquérito para investigar ataque a assentamento do MST
Ponte desabou e deixou várias pessoas desaparecidas
Brasil
Marinha usa drones aéreos e embarcações na busca por desaparecidos no Tocantins
Foto: Reprodução/Metrópoles
Brasil
Promotor instaura procedimento para o MP investigar acidente de avião em Ubatuba

Mais Lidas

Homem de 54 anos preso em flagrante suspeito de estuprar um adolescente em Blumenau
Polícia
Adolescente de 14 anos é estuprado em banheiro de supermercado
Criança de 4 anos é esfaqueada até a morte pela irmã
Polícia
Criança de 4 anos é esfaqueada até a morte pela irmã
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
Polícia
Policial que morreu em delegacia de Campo Grande tinha 51 anos
MS será atingido por bolha de calor que chega ao Brasil nesta semana
Clima
MS será atingido por bolha de calor que chega ao Brasil nesta semana