Menu
Menu
Busca quinta, 29 de janeiro de 2026
Gov IPVA Jan26
Brasil

Em dia de manifestação, MST ocupa fazendas de Ricardo Teixeira e Blairo Maggi

Segundo o movimento, a ação, que ocorre no Dia do Trabalhador Rural, envolve milhares de trabalhadores

25 julho 2017 - 17h26Agência Brasil

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou hoje (25), por meio de notas, que foram ocupadas fazendas do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira; do ministro da Agricultura, Blairo Maggi; e de um amigo do presidente Michel Temer. 

Segundo o movimento, a ação, que ocorre no Dia do Trabalhador Rural, envolve milhares de trabalhadores, e faz parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária. As manifestações ocorrem nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro,  Mato Grosso, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. 

Em nota, o MST diz que ocupou terras de pessoas acusadas, no cumprimento de função pública, de atos de corrupção, como lavagem de dinheiro, favorecimento ilícito, estelionato e outros. 

De acordo com o movimento, 350 famílias ocuparam a fazenda Santa Rosa, em Piraí (RJ), que pertenceria a Ricardo Texeira. A reportagem entrou em contato com escritório de advogados que atende Teixeira, mas não obteve resposta.

Ricardo Teixeira teve um mandado de prisão expedido pela justiça espanhola, e a Procuradoria-Geral da República já pediu às autoridades do país europeu acesso às investigações. O ex-dirigente é investigado pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa na Espanha. Como ele é brasileiro nato, não pode ser extraditado, mas os procuradores buscam uma forma de tornar viável as investigações no Brasil.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro informou, por meio de nota, que uma equipe do 10º Batalhão de Polícia Militar, em Piraí, foi acionada.

Em nota, o grupo Amaggi, pertencente ao ministro Blairo Maggi, confirmou que uma das unidades produtivas da companhia, a Fazenda SM02-B, localizada em Rondonópolis (MT), foi invadida por integrantes do MST. O departamento jurídico do grupo está buscando os meios legais para solucionar a situação.

"Neste momento, a companhia está preocupada com a integridade física dos 17 colaboradores e familiares que residem na fazenda e está tomando as providências necessárias para garantir a segurança dos mesmos. Paralelamente está buscando os meios legais para reestabelecer a ordem em sua unidade produtiva".

Localizada a pouco mais de 20 quilômetros de Rondonópolis, às margens da rodovia BR-163, a Fazenda SM02-B tem uma extensão de 479,7 hectares e é uma das mais antigas unidades produtivas da Amaggi, com atividades desde a década de 1980.

Em nota, a Polícia Militar de Mato Grosso informou que o 4º Comando Regional mantém serviço de ronda preventiva no entorno da área da fazenda do grupo Amaggi. O comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Adnilson Arruda, esteve no local e manteve contato com lideranças do MST. Arruda estimou a presença de 150 manifestantes na propriedade rural e constatou a ocupação da sede da fazenda.

A PM informa ainda que uma possível desocupação está condicionada ao cumprimento de determinação judicial ou entendimento entre manifestantes e órgãos do governo federal. Até o momento, "o movimento segue pacificamente, sob o monitoramento da Polícia Militar", diz a nota.

O MST informou ainda sobre a ocupação da fazenda Esmeralda, da empresa Argeplan, no município de Duartina, no interior de São Paulo. A empresa tem como sócio João Baptista de Lima Filho.

De acordo com o MST, 500 pessoas participaram da ocupação e devem permanecer na área. A reportagem entrou em contato com a sede da Engeplan, na capital paulista, e também com o escritório Carloni & Oliveira Sociedade de Advogados, que defende a empresa. Mas até o momento não houve retorno.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Fluffy foi devolvido à família após a ação
Brasil
Vídeo: Fuga com lulu-da-pomerânia termina na delegacia
Imagem de agentes da Polícia Federal
Brasil
Polícia Federal prende suspeito de planejar atentado terrorista no Brasil
Cão "Orelha", animal comunitário que morreu por maus-tratos
Brasil
Caso Orelha: Justiça dá 24 horas para redes removerem informações sobre adolescentes
O ex-banqueiro Daniel Vorcaro
Brasil
CPMI do INSS retoma trabalhos com foco em banqueiros e ouvirá Vorcaro
Sabatinas no Senado envolvem STF, CVM e órgãos de controle em 2026
Brasil
Senado inicia 2026 com fila de sabatinas para cargos estratégicos
Cão 'Orelha' foi morto de forma brutal por adolescentes
Brasil
Saiba que sanções podem ser aplicadas a jovens que mataram cão Orelha
Foto: Wayhomestudio
Brasil
Planos de saúde passam a cobrir Momelotinibe para tratamento oncológico
Gás natural terá leve queda no preço
Brasil
Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras
O Agente Secreto
Brasil
'O Agente Secreto' entra na disputa do Bafta 2026
Foto: O Globo
Brasil
INSS autoriza perícia médica por videochamada em nove cidades de MS

Mais Lidas

Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 28/1/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 28/1/2026