Menu
Menu
Busca quinta, 30 de abril de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Brasil

Ex-ministro de Dilma depõe em sessão de impeachment esvaziada no Senado

27 agosto 2016 - 13h46UOL Notícias

O terceiro dia de depoimentos no julgamento no Senado do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff começou com a fala do ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa em um plenário esvaziado mas, ao contrário do que ocorreu com as últimas testemunhas, a bancada governista decidiu usar seu tempo neste sábado para questioná-lo duramente.

O tucano Ricardo Ferraço (PSDB-MS) acusou o governo da presidente afastada de ter feito operações de crédito para sustentar um "projeto político criminoso e irresponsável", gerando mais um princípio de confusão no plenário.

Apesar da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, de não conceder questões de ordem para temas que não sejam regimentais, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) decidiu interromper para responder a Ferraço. Depois, o senador tucano Cássio Cunha Lima (PB) tomou a palavra, até que Lewandowski cortou de novo a fala dos senadores fora do tempo de perguntas.

Barbosa centra seu depoimento na tentativa de demonstrar a legalidade das ações da presidente no momento em que as operações de crédito com os bancos públicos foram feitas, mote central da defesa. O ex-ministro repetiu que o entendimento do Tribunal de Contas da União de que as operações eram irregulares foi posterior.

"Não cabe retroatividade nas questões legais. Isso causa grande desconfiança jurídica. Se as leis podem ser interpretadas ao prazer das conveniências políticas podem trazer enorme insegurança para o país", disse Barbosa.

A senadora Vanessa Grazziotin reclamou mais uma vez da baixa frequência de senadores na Casa - vários viajaram para os seus Estados ainda na noite de sexta-feira.

"A maioria está evitando fazer questionamento porque quando fazem ouvem respostas que não querem. Fazem malabarismo para tentar indicar um crime e até agora não conseguiram", reclamou. 

O Senado ouvirá ainda este sábado a última testemunha de defesa, o advogado Ricardo Lodi. Ao encerrar os depoimentos na noite de sexta-feira, Lewandowski afirmou que a sessão deste sábado irá até a hora que for necessário para encerrar essa parte do processo de impeachment.

Na segunda-feira, a presidente afastada irá ao Senado fazer sua defesa e será questionada  pelos senadores, pela defesa e pela acusação. O processo de votação deve começar na terça-feira.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Liberdade de imprensa no Brasil cresceu desde a última avaliação
Brasil
Brasil ultrapassa EUA pela 1ª vez em ranking de liberdade de imprensa
Com precatórios, governo tem maior déficit para meses de março
Economia
Com precatórios, governo tem maior déficit para meses de março
Foto: Freepik
Brasil
Anvisa manda recolher lote de sardinha após detectar salmonella
Pesquisa acontecerá em julho
Brasil
IBGE anuncia primeiro censo da população em situação de rua para 2028
Imagem da urna eleitoral eletrônica
Justiça
TSE celebra 30 anos da urna eletrônica com evento aberto ao público em Brasília
Foto: Mais sertão
Brasil
Governo promulga tratado que facilita extradição entre Brasil e Emirados
Ministro-relator Alexandre de Moraes -
Justiça
Moraes manda demitir policiais condenados por tortura e reafirma entendimento do STF
Nelsinho Trad e Paolo Zampolli
Brasil
Conselheiro que chamou brasileiras de 'prostitutas' pode virar 'persona non grata' no Brasil
Itens apreendidos - Foto: Divulgação / PMMT
Polícia
Após cavar a própria cova, menino de 12 anos é salvo pela PMMT de execução
eur Lomanto Jr; Reginaldo Lopes, autor de uma das propostas, e Paulo Azi, relator  Fonte: Agência Câmara de Notícias
Brasil
PEC pelo fim da escala 6x1 aguarda formação de comissão especial para avançar no Congresso

Mais Lidas

Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Sede da Depca, em Campo Grande
Polícia
Morre bebê de 1 ano que foi vítima de maus-tratos e estupro em Campo Grande
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
Residencial fica na região norte - Foto: Reprodução / Comunicação da Agehab
Cidade
Agehab publica resultado com 80 famílias pré-selecionadas no Residencial Nova Bahia