Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Brasil

Governo pede esclarecimento a 11 países sobre vazamento de óleo

Marinha não descarta origem de navios não oficiais

27 outubro 2019 - 12h05Sarah Chaves, com informações da Agência Brasil

O coordenador de operações navais da Marinha, almirante de esquadra, Leonardo Puntel, falou em entrevista no sábado  (26), sobre a notificação que o governo federal fez à 11 países cobrando esclarecimento sobre vazamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste.

Foi divulgado 30 navios mapeados dentro da investigação sobre a origem do vazamento.

O comandante não detalhou que nações estariam neste grupo, mas disse que o requerimento pede informações para os governos para saber se têm conhecimento de algum acidente.

Os 30 navios estão entre os que passaram pela costa do Nordeste no período, identificados por fazerem comunicações por sistemas marítimos. Conforme Puntel, os investigadores calculam que o vazamento teria ocorrido no mês de agosto, com o óleo chegando às praias no fim daquele mês.

O almirante não descartou a possibilidade de que o episódio tenha sido causado por embarcações não oficiais, denominadas “dark ships”. Neste caso, contudo, a apuração será mais complexa e terá de envolver outras fontes de informação, como análise de imagens de satélite.

Puntel declarou que não é possível afirmar que o veículo era venezuelano. Mas que pesquisas da Petrobrás teriam identificado o óleo como proveniente daquele país. “Laudo da Marinha concluiu que óleo não era brasileiro. O laudo da Petrobrás foi além, porque tem amostras de óleos de outros países. Ele é de bacias venezuelanas. O navio a gente não sabe”, comentou.

Manchas

A coordenadora-geral de emergências ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fernanda Pirilo, afirmou na entrevista coletiva que não há novo óleo nas praias.

“Não há mais chegada de óleo novo, mas algumas praias ainda têm vestígio de óleo, temos os pontos identificados em que ainda há óleo residual, a maioria nos estados de Pernambuco e Bahia”, pontuou.

O comandante Leonardo Puntel acrescentou que a despeito da dificuldade de monitorar a evolução das manchas, dado que elas se deslocam debaixo da água a partir das correntezas marinhas, o exame realizado pelos órgãos envolvidos no grupo de acompanhamento detectou que houve um decréscimo da quantidade.

“As manchas de óleo tiveram dinâmica diferente. No início de setembro e outubro ela estava tranquila, não tinha grandes quantidades. Teve período na semana passada que houve aumento do volume no óleo na Bahia, Sergipe, Alagoas e Sul de Pernambuco. E este volume começou a decrescer agora”, finalizou.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos
Brasil
Governo pode enviar projeto contra escala 6x1 com urgência se Congresso 'enrolar' a pauta
Acordo Mercosul-União Europeia
Brasil
Acordo entre Mercosul e União Europeia será promulgado nesta terça-feira
Receita encurta prazo para entregar declaração do IRPF 2026
Brasil
Receita encurta prazo para entregar declaração do IRPF 2026
Imagem ilustrativa
Brasil
Homem é preso após queimar filho de 6 anos com mingau quente
Andreia era médica e teve carro confundido com de assaltantes
Brasil
Médica é morta a tiros por policiais militares em abordagem no Rio
Foto: Reprodução
Brasil
Medida Provisória para renovação automática de CNH é prorrogada
Ex-presidente, Jair Bolsonaro
Brasil
Defesa de Bolsonaro espera novo laudo médico para pedir domiciliar
Bilhete da Mega-Sena
Brasil
Sem acertadores, prêmio da Mega-Sena vai para R$ 105 milhões
Bolsonaro segue internado
Brasil
Bolsonaro melhora função renal, mas marcadores inflamatórios sobem
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral
Brasil
Bolsonaro é internado em UTI hospitalar com broncopneumonia bilateral

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS