Menu
Menu
Busca terça, 24 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Brasil

"Inadmissível", diz Lula sobre ameaças dos Estados Unidos contra Alexandre de Moraes

O país norte-americano quer impor sanções ao ministro brasileiro após decisões que impactavam plataformas digitais

03 junho 2025 - 13h26Sarah Chaves

Após o Departamento de Estado americano sugerir sanções contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o presidente Lula saiu em defesa do magistrado e da Corte brasileira e elencou como inadmissível a “intromissão” do Governo Donald Trump.

Questionado por um repórter do SBT na manhã de hoje (3), sobre se o Governo adotaria uma resposta política, caso essas medidas forem concretizadas, o presidente reforçou que procura respeito entre as instituições. “É inadmissível que um presidente de qualquer país do mundo de palpite sobre a decisão da Suprema Corte do outro país, se concorda ou não concorda, silencia, não é correto dar palpite. O Estados Unidos precisa compreender o respeito das instituições dos outros países, e isso não tem cabimento. O brasil vai defender o seu ministro e a sua Suprema Corte”.

Lula ainda falou sobre as taxações impostas por Trump e que no momento estão em ‘pausa’. “A orientação que temos é gastar o tempo possível negociando se não houver um acordo, vamos entrar com uma medida na Organização Mundial do Comércio ou uma decisão sobre reciprocidade das taxas”.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou dias atrás que "há grande possibilidade" de Moraes ser alvo de sanções.

Moraes se tornou um dos alvos do governo Trump após decisões do magistrado brasileiro que afetaram plataformas digitais sediadas nos Estados Unidos e aliados da Casa Branca, como Elon Musk, dono do X (antigo Twitter). 

Em fevereiro de 2025, a Trump Media & Technology Group e a plataforma Rumble Inc. ingressaram com uma ação judicial na Corte Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Médio da Flórida contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, Alexandre de Moraes, alegando que as ordens que determinavam a suspensão de contas na plataforma Rumble, violavam a Primeira Emenda da Constituição americana, que protege a liberdade de expressão.
 
A ação foi rejeitada pela corte americana com base na falta de jurisdição e na ausência de notificação adequada, conforme exigido pela Lei de Imunidades Soberanas Estrangeiras (FSIA). 

Segundo a FSIA, Estados estrangeiros e seus representantes gozam de imunidade de jurisdição nos tribunais dos EUA, salvo exceções específicas, como atividades comerciais ou violações de direitos humanos.
Mesmo assim, o Departamento de Justiça dos EUA comunicou ao ministro Moraes que suas ordens não eram executáveis em território americano, ressaltando que qualquer tentativa de impor decisões judiciais estrangeiras no país deve seguir os procedimentos legais internacionais apropriados
 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

MPF apresenta denúncia contra trio que enviava brasileiros ilegalmente para os EUA
Brasil
MPF apresenta denúncia contra trio que enviava brasileiros ilegalmente para os EUA
Autoridades seguem atuando no estado gaúcho
Brasil
Defesa Civil confirma quarta morte após chuvas no Rio Grande do Sul
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia
Brasil
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia
Bienal chega ao último dia
Brasil
Bienal do Livro do Rio tem último dia com Rubens Paiva e Ailton Krenak
Pânico! Ventania arrasta 73 para o mar e grupo fica preso à deriva
Brasil
Mais de 70 praticantes de stand up paddle são resgatadas após ventania no RJ
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Brasil
Lula lamenta morte de oito pessoas em queda de balão em Santa Catarina
Chuvas voltam a trazer prejuízos para o povo gaúcho
Brasil
Chuvas obrigam quase 8 mil pessoas a deixarem suas casas no RS
Comportas 11, 13 e 14, localizadas na avenida Castelo Branco, estão em obras e serão fechadas pelas chamadas "bags"
Brasil
Porto Alegre fecha comportas preventivamente diante da elevação das águas
Balão pega fogo e cai em Santa Catarina
Brasil
Balão pega fogo e cai em Santa Catarina
STF decide que estados e municípios têm autonomia sobre decisão
Brasil
Segurança institucional do STF passa a ser oferecida de forma vitalícia a ex-ministros

Mais Lidas

Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Polícia
AGORA: Traficante morre ao enfrentar o Choque em casa recheada com drogas no Centenário
Movimentação policial no local da ocorrência
Polícia
Auxiliar de marceneiro é alvo de 11 tiros em tentativa de execução no Jd. Aeroporto
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia
Brasil
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia