Após o relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin determinar o fim do sigilo das delações de Joesley e Wesley Batista, donos do grupo JBS, os áudios onde o presidente Michel Temer (PMDB) aparece tentando obstruir as investigações foram divulgadas.
Nas gravações o presidente Michel Temer (PMDB ) aparece dando aval para a “compra” do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na Lava Jato. Em gravação feita por Joesley Batista com um gravador oculto, o peemedebista apareceria apoiando um pagamento de mesada ao ex-deputado, preso há seis meses.
Em pronunciamento na tarde desta quinta-feira, o presidente negou diversas vezes ter feito qualquer negociação do tipo com Joesley. Ele destacou recentes avanços na economia e afirmou que não irá renunciar ao mandato. “Repito e ressalvo: Em nenhum momento autorizei que pagassem a quem quer que seja que ficasse calado”, disse.
O arquivo de áudio tem duração de 39 minutos com conversas entre um dos donos da JBS, Joesley Batista, e o presidente Michel Temer, mas o JD1 Notícias editou o material e deixou apenas a parte crítica da conversa.
Ouça:
Em um trecho da conversa Joesley pergunta para o presidente como el está com tudo qu está acontecendo e então após a resposta de Temer, o dono do JBS passa a falar sobre o que está fazendo para controlar a situação.
Joesley Batista: Queria te ouvir um pouco, presidente. Como tá nessa situação toda, Eduardo, não sei o que, Lava Jato.
Michel Temer: O Eduardo resolveu me fustigar. Você viu que... Eu não tenho nada a ver com a defesa. O Moro indeferiu 21 perguntas dele, eu não tenho nada a ver com a defesa dele. Eu não fiz nada [inaudível].
Joesley: Eu queria falar assim. Dentro do possível, eu fiz o máximo que deu ali, zerei tudo, o que tinha de alguma pendência daqui para ali, zerou tudo. E ele foi firme em cima e já estava lá, veio, cobrou, tal, tal, tal. Pronto. Acelerei o passo e tirei da fila. O único companheiro dele que está aqui, porque o Geddel sempre estava [inaudível] Geddel é que andava sempre ali, mas o Geddel eu perdi o contato, porque ele está investigado e eu não posso encontrar ele. [...] O que que eu mais [...] O negócio dos vazamentos, [inaudível] Eu to lá me defendendo. Como é que eu, o que eu mais ou menos consegui fazer até agora. Eu estou de bem com o Eduardo...
Temer: Tem que manter isso, viu...
Joesley: Todo mês, também, eu estou segurando as pontas, estou indo. Esse processo, eu estou meio enrolado, assim, no processo [inaudível]...
Joesley: É investigado. Eu não tenho ainda denúncia. Então, aqui eu dei conta de um lado do juiz, então eu dei uma segurada, do outro lado do juiz substituto que é um cara que ficou...
Temer: Está segurando os dois...
Joesley: É, estou segurando os dois. Então eu consegui dentro da força tarefa que também tá me dando informação. E lá que eu estou para dar conta de trocar o procurador. Se eu der conta tem o lado bom e o lado ruim....?
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ultrassom médica de Bolsonaro é autorizada por Moraes após pedido da defesa

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva






